“Só vivo, a minha carruagem ainda está na estrada”: Des-LOUcamentos urbanos em busca de um Comum
Palavras-chave:
Cidade, Ocupações Urbanas, Etnocartografia, ImagensResumo
O ensaio compõe-se de vinte imagens de um processo de despejo de uma Ocupação Urbana ocorrida em 2019 em Porto Alegre, acompanhadas de excertos diarísticos de uma das autoras/moradoras da ocupação que foi alvo da violência de Estado expressa na narrativa. As imagens constituem parte de um campo da pesquisa-intervenção “Experiências Urbanas e Produção do Comum: modos de vida e invenção das cidades em tempos de intolerância” e foram trabalhadas na perspectiva de uma etnocartografia que explora a dimensão sensível das interações com o campo pesquisado, a partir da atenção cartográfica.
Downloads
Referências
KASTRUP. V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicol. Soc.,
Porto Alegre, v. 19, n.1, p. 15–22, 2007. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17/07/2022.
LEFEBVRE, Henri. O Direito Á Cidade. Editora Moraes, São Paulo. 1991.
MELO, M. VASCONCELOS, M. e SOUZA NETO,E.A. Os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância”: Etnocartografar com olhos de besta
Childhood & Philosophy. Rio de Janeiro, v. 16, nov. 2020, pp. 01- 28.
NASCIMENTO, Maria Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: Afrodiáspora: Revista do mundo negro. Nº 6–7. Ipeafro, 1985, pp. 41–49.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho; ECKERT, Cornelia. Antropologia da e na cidade: interpretações sobre as formas da vida urbana. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.
SILVEIRA, Oliveira. Poema sobre Palmares. Porto Alegre: Edição do autor, 1987.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simone Mainieri Paulon, Caio Monçalves, Heloísa Helena Oliveira de Oliveira, Lara Yelena Werner Yamaguchi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.