O MASTRO NOS JOGOS DE IDENTIDADE QUILOMBOLA NO MARAJÓ
Representações a partir de uma Fotoetnografia
Palavras-chave:
Identidade Quilombola; Mastro Ritualístico; Resistência Cultural; Jogos de Identidade; FotoetnografiaResumo
O Mastro nos Jogos de Identidades Quilombolas de Salvaterra vai além de sua forma física, sendo um símbolo emocional arraigado na ancestralidade quilombola. Ele Representa celebração, união e resistência, ligado às festas de santos. Este trabalho fotoetnográfico apresenta imagens que retratam a celebração ancestral, onde as comunidades quilombolas reafirmam sua ligação com a terra, cultura e essência, preservando a herança para futuras gerações.
Downloads
Referências
ACHUTTI, Luiz E. R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre o cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre. Tomo Editorial; Palmarinca. 1997. 208 p.
BANDEIRA NETTO, Felipe. CARDOSO, Denise. M. SANTOS, Paulo, H. S. Imagens de Campo - Apresentação fotoetnografica dos Jogos de Identidade Quilombolas do Marajó. Fotocronografias. vol. 07 num. 15 - Imagem, divers idade sexual e de gênero, decolon ialidade: olhares "de fora do eixo". p. 170 – 187.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Bandeira Netto, Vinicius Martins, Paulo Henrique Santos, Denise Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.