Urban scar: fragments of social memory in traces of urban art
Keywords:
Wheatpaste, Urban art, Erasure, Social memoryAbstract
When wandering through the central region of Porto Alegre, in long walks carried out to register wheatpastes created by women, several attempts to erase urban art were also located. This visual essay presents traces of a social and political practice that illustrates the power struggle faced in the symbolic, political, social, economic and cultural fields. The rips of wheatpaste emerge like a scar, like fragments of a tensioned social memory.
Downloads
References
CANCLINI, Nestor García. Como a arte faz sociedade. In.: CANCLINI, Nestor García. A Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Edusp, 2012.
PALLAMIN, Vera M. Arte urbana; São Paulo: Região Central (1945–1998): obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: Fapesp, 2000.
__________. Arte urbana como prática crítica. In: Cidade e cultura: esfera pública etransformação urbana. (org.) PALLAMIN M, Vera; (coord.) LUDEMANN, Marina. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
SILVA, Armando. Arte pública e arte urbana. In.: SILVA, Armando. Atmosferas urbanas: grafite, arte pública, nichos estéticos. São Paulo: Edições Sesc SP, 2014.

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rossana Pires

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.