Etnografia do abandono e do esquecimento
Palavras-chave:
etnografia de rua, covid-19, abandono, esquecimento, imagens da cidadeResumo
Este ensaio é composto por fotografias realizadas entre os anos 2020 e 2021 na cidade do Natal/RN — Brasil. Buscou realizar uma reflexão antropológica e fotográfica no quadro do confinamento/desconfinamento durante a pandemia da covid-19. Sair de casa implicou caminhar e pedalar para fotografar e reconhecer essa cidade que surgia abandonada e esquecida em um conjunto de unidades dispersas. Resumidas fotograficamente, após esse exercício de imersão em diferentes níveis da paisagem, essas unidades pareciam durar diferencialmente no tempo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cândido Mendes. Atlas do Império do Brazil. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomatico, 1868.
BARBOSA JÚNIOR, José Duarte. Passado e presente precários: imagens do centro histórico da cidade do Natal/RN ontem e hoje através de sobreposições fotográficas. Trabalho apresentado à disciplina “Espaço e sociedade no Brasil Urbano”/PPGAU/UFRN, 2017.
__________________________. Favela não é o lugar, são as pessoas. Desconstruindo entre lugar e violência no Sarney e no Japão. Natal/RN: PPGAS/UFRN, 2013. (Dissertação).
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gill, 2013.
CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Brasília: INL; Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1980.
CORADINI, Lisabete; BARBOSA JÚNIOR, José Duarte. A cidade e suas imagens. Natal/RN: EDUFRN, 2014.
INGOLD, Tim. Being alive: Essays on movement, knowledge and description. Londres: Routledge, 2011.
__________. The Perception of the Environment: Essays on livelihood, dwelling and skill. Londres e Nova York: Routledge, 2002.
LATOUR. Bruno. La crise sanitaire incite à se préparer à la mutation climatique. In.: Le Monde, 25 de março de 2020.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho; ECKERT, Cornelia. Etnografia de e na rua: estudo de antropologia urbana. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2013.
_______________________________________. Imagens do tempo nos meandros da memória: Por uma etnografia da duração. Iluminuras, 2000, 1, n. 1, 2000.
SIMMEL, Georg. Filosofia da Paisagem. In: Política e Trabalho, n. 12. João Pessoa/PB: UFPB, 1996.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Duarte Barbosa Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.