Agnès Varda em Curitiba: montagem de pesquisa
Palavras-chave:
Mulheres no cinema, Cinema em Curitiba, Montagem, ColagemResumo
No doutorado, investiguei mulheres no circuito de cinema de Curitiba entre 1976 e 1989. Neste ensaio apresento colagens produzidas no último ano da investigação, feitas com alguns dos documentos que foram coletados na pesquisa de campo. Os resultados apresentam narrativas e visualidades construídas na pesquisa, com pistas e fragmentos sobre o que fizeram mulheres no cinema.
Downloads
Referências
AVELLAR, José Carlos. Introdução, seria impossível viver. In: EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.
EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.
FRANÇA, A. C. C. V. de. Berenice e Lu em arquivos de cinema. Fotocronografias, v. 06, p. 1, 2020.
FRANÇA, Ana Claudia Camila Veiga de. Mulheres no circuito de cinema em Curitiba entre 1976 e 1989. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) — Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
MILLS, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Claudia França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.