Agnès Varda em Curitiba: montagem de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Mulheres no cinema, Cinema em Curitiba, Montagem, Colagem

Resumo

No doutorado, investiguei mulheres no circuito de cinema de Curitiba entre 1976 e 1989. Neste ensaio apresento colagens produzidas no último ano da investigação, feitas com alguns dos documentos que foram coletados na pesquisa de campo. Os resultados apresentam narrativas e visualidades construídas na pesquisa, com pistas e fragmentos sobre o que fizeram mulheres no cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia França

É professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR), com estágio sanduíche na Universidade de Barcelona (UB). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Brasil (CAPES) — Código de Financiamento 001.

Referências

AVELLAR, José Carlos. Introdução, seria impossível viver. In: EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

FRANÇA, A. C. C. V. de. Berenice e Lu em arquivos de cinema. Fotocronografias, v. 06, p. 1, 2020.

FRANÇA, Ana Claudia Camila Veiga de. Mulheres no circuito de cinema em Curitiba entre 1976 e 1989. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) — Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

MILLS, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009.

Publicado

2021-10-06

Como Citar

França, A. C. (2021). Agnès Varda em Curitiba: montagem de pesquisa. Fotocronografias, 7(16), 168–183. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/128362