FRAGMENTOS EM SANGUE E PAPEL: Uma leitura foucautiana das figurações do crime em uma pequena comunidade rural no interior do Paraná (1910-1960)
Palavras-chave:
Crime, Violência, Justiça, Sudoeste do Paraná (História).Resumo
O trabalho analisa os elementos de localização e significação da violência e do crime em uma comunidade local no interior do Paraná nas primeiras décadas do século XX. Aborda-se a problemática sob a perspectiva da analítica das fontes, da historiografia regional e do referencial teórico e seus aportes, especialmente a noção de governamentalidade de Michel Foucault. Os resultados apontam para a conformação de um senso de justiça mediador das sociabilidades emergente no contexto de fragilidade e ausência das forças policiais e do aparelho judicial.
Downloads
Não há dados estatísticos.

Downloads
Publicado
2021-12-01
Como Citar
dos Passos, A. A. (2021). FRAGMENTOS EM SANGUE E PAPEL: Uma leitura foucautiana das figurações do crime em uma pequena comunidade rural no interior do Paraná (1910-1960): . EVOCATIO: Revista Luso-Brasileira De Filosofia, Artes E Cultura - ISSN: 2965-4254, 1(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/evocatio/article/view/135275
Edição
Seção
Filosofia