Partidos e coalizões nas presidências das comissões do Senado brasileiro (1995-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.137714

Resumo

Nos últimos anos cresceu o interesse de pesquisas sobre os sistemas de comissões das casas legislativas brasileiras. Este trabalho busca contribuir com essa agenda de pesquisa analisando o perfil dos parlamentares que ocuparam as presidências das comissões permanentes do Senado. A escolha das presidências se deve a esse cargo exercer uma função chave no processo legislativo: ele é responsável por organizar os trabalhos internos da comissão e indicar os relatores para os projetos a ela submetidos. Da mesma forma, a escolha do Senado se deve ao fato de que os estudos sobre essa casa legislativa foram negligenciados pelos estudos legislativos brasileiros, o que não se sustenta quando se observa que o bicameralismo brasileiro é simétrico, dotando seu Senado de forte capacidade de participação no processo legislativo. Assim, serão analisados o pertencimento partidário e coalizão de governo, visando a observar as diferenças na ocupação das presidências pelas diferentes coalizões. Dessa forma, espera-se que a coalizão busque ocupar majoritariamente as presidências das comissões mais importantes (CCJ e CAE). Somado a isso, também haveria maior controle da coalizão em comissões por onde tramitariam projetos da agenda prioritária do governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Castro Rubiatti, Universidade Federal do Pará

Bruno de Castro Rubiatti é professor da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciência Política pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Piauí – UFPI (PNPD-Capes) e na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Procad-Amazônia/Capes). É coordenador do grupo de pesquisa “Instituições Políticas: Processo Legislativo e Controle” (IPPLC).

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Rubiatti, B. de C. (2025). Partidos e coalizões nas presidências das comissões do Senado brasileiro (1995-2018). Revista Debates, 18(3), 10–33. https://doi.org/10.22456/1982-5269.137714