POR QUE OS BRASILEIROS NÃO CONFIAM NOS PARTIDOS? BASES PARA COMPREENDER A CULTURA POLÍTICA (ANTI)PARTIDÁRIA E POSSÍVEIS SAÍDAS

Autores

  • Marcello Baquero Professor do PPG em Ciência Política da UFRGS.
  • Bianca de Freitas Linhares Nupesal/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.20058

Palavras-chave:

Partidos, Brasil, Democracia, Capital Social, Cultura Política.

Resumo

Os partidos políticos são considerados as instituições mais importantes de mediação política entre Estado e sociedade. Assim, a função de representação é fundamental como dispositivo de fortalecimento dos valores democráticos e das instituições políticas. No entanto, a despeito de avanços significativos na dimensão formal da democracia, o Brasil continua a enfrentar obstáculos que podem minar os avanços da democracia. Neste artigo busca-se entender por que os brasileiros não confiam nos partidos, por meio de uma retrospectiva histórica e dados de pesquisas de opinião probabilística em nível nacional e estadual. Finaliza-se o artigo analisando os benefícios que podem resultar de uma integração entre a dimensão formal de representação política e dispositivos alternativos de caráter societário de envolvimento político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Baquero, Professor do PPG em Ciência Política da UFRGS.

Graduado em Ciência Política pela Florida International University, Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Ciência Política - Florida State University, Pós-doutorado pelo Instituto Gino Germani (Argntina) e pela Universidade de Sussex (Inglaterra). É professor associado da UFRGS, coordenador do NUPESAL/UFRGS.

Bianca de Freitas Linhares, Nupesal/UFRGS

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS, Mestre e Doutora em Ciência Política pela UFRGS. Pesquisadora associada do NUPESAL/UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Baquero, M., & Linhares, B. de F. (2011). POR QUE OS BRASILEIROS NÃO CONFIAM NOS PARTIDOS? BASES PARA COMPREENDER A CULTURA POLÍTICA (ANTI)PARTIDÁRIA E POSSÍVEIS SAÍDAS. Revista Debates, 5(1), 89. https://doi.org/10.22456/1982-5269.20058

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3