POLÍTICA SOCIAL E CAPITAL SOCIAL NO BRASIL DURANTE O GOVERNO LULA: UMA RELAÇÃO CONTRADITÓRIA ENTRE OS SETORES POPULARES

Autores/as

  • João Ignacio Pires Lucas Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.20435

Palabras clave:

Política Social, Capital Social, Participação Política, Democracia, Cultura Política.

Resumen

O objetivo deste trabalho é verificar o impacto dos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS - na indução de capital social na população. Nesse sentido, foi realizado um survey com usuários do CRAS na cidade de Caxias do Sul no ano de 2009. A hipótese central deste trabalho é que os usuários não desenvolveram um comportamento político mais ativo, seja participando nos fóruns da própria política de assistência, seja participando de organizações políticas tradicionais, como partidos políticos e sindicatos. A pesquisa constatou que os usuários estão satisfeitos com os CRAS e com a política social, mas ainda não estão mobilizados e organizados politicamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Ignacio Pires Lucas, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Ciência Política (UFRGS), Professor de Ciência Política e de Sociologia Jurídica da Universidade de Caxias do Sul. Foi Chefe de Departamento e Pró-Reitor de Planejamento da UCS.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Pires Lucas, J. I. (2011). POLÍTICA SOCIAL E CAPITAL SOCIAL NO BRASIL DURANTE O GOVERNO LULA: UMA RELAÇÃO CONTRADITÓRIA ENTRE OS SETORES POPULARES. Revista Debates, 5(1), 47. https://doi.org/10.22456/1982-5269.20435

Número

Sección

Dossier

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.