A armadilha da cultura cívica revisitada

A persistência dos limites analíticos no campo da cultura política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.126192

Resumo

Este artigo objetiva discutir e sintetizar a persistência de armadilhas teórico-epistemológicas na abordagem de cultura política para a América Latina e indicar alternativas teóricas. Desde a constituição do campo de cultura política, pouco se avançou na incorporação de aportes e evidências não centrados no Norte Global. Estudos sobre a América Latina indicam que as principais teorias da cultura política ainda carecem de capacidade de generalização para explicar sociedades em que a democracia liberal não é consolidada e a maioria da população não possui adequadas condições de vida. Assim, este artigo aborda três lacunas teórico-epistemológicas com foco na América Latina: a armadilha na teoria da cultura cívica; os limites na teoria revisitada de modernização; e a inadequação da explicação do backlash cultural no contexto latino-americano. Debatemos limitações e alternativas relevantes para explicar a cultura política na América Latina e para aperfeiçoar o campo da cultura política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do curso de Relações Internacionais da UFRGS. Foi Brazilian Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development no Kellogg  Institute, University of Notre Dame (EUA) e professor convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (França). Membro do Grupo de Trabalho Values 20 (V20). Pesquisador Principal e Diretor Nacional para o Brasil da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey Brasil). Bolsista nível 2 do CNPq.

Débora de Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência Política (UFRGS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. Pesquisadora da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey Brasil). Bolsista de doutorado do CNPq.

Luana Isabelle Beal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência Política (UFRGS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da  UFRGS. Pesquisadora da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey Brasil). Bolsista de doutorado do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Castro, H. C. de O. de, Santos, D. de O., & Beal, L. I. (2022). A armadilha da cultura cívica revisitada: A persistência dos limites analíticos no campo da cultura política. Revista Debates, 16(2), 9–28. https://doi.org/10.22456/1982-5269.126192

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)