As emendas orçamentárias individuais e o efeito no desempenho eleitoral dos deputados federais que atuaram na 54ª legislatura (2011-2014)

Autores

  • Carlos Eduardo Bandeira dos Santos Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política https://orcid.org/0000-0002-1689-2950
  • Maria Dolores Lima da Silva Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política https://orcid.org/0000-0002-0067-5038
  • Rodrigo Dolandeli dos Santos Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política
  • Carlos Augusto da Silva Souza Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política https://orcid.org/0000-0003-0251-6089

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.117663

Resumo

O artigo trata da alocação estratégica das emendas individuais ao orçamento da União e o efeito eleitoral no desempenho dos deputados federais que atuaram na 54ª legislatura. Argumenta-se que políticos já titulares de cargo eletivo que se candidatam a reeleição direcionam os recursos orçamentários da União conquistados através de emendas individuais para lograrem êxito em suas votações municipais. Nesses termos, as três hipóteses a serem testada são de que quanto maior os valores de emendas individuais aprovadas para o município, maior à votação do parlamentar; os deputados federais aprovam suas emendas em municípios com menor nível de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, pois o retorno eleitoral sobre os votos é maior; e os municípios em que o autor da emenda é da mesma coligação do prefeito são preferidos para o envio de recursos. As técnicas utilizadas foram: estatística descritiva, correlação linear de Pearson, regressão linear múltipla e teste qui-quadrado. Conclui-se que as emendas individuais alocadas em municípios explicam aproximadamente 22% dos votos obtidos pelos candidatos à reeleição, restando 78% da votação do parlamentar à investigação de outras variáveis que influenciem diretamente a estratégia política para o deputado obter sucesso eleitoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Bandeira dos Santos, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política

Doutorando em Desenvolvimento Econômico Regional no Programa de Pós-Graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestre em Ciência Política pela UFPA; especialização em Contabilidade e Controladoria Pública pela Faculdade Estácio de Belém; graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia. Contador da UFPA.

Maria Dolores Lima da Silva, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política

Possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. É professora associada da Universidade Federal do Pará, vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

Rodrigo Dolandeli dos Santos, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política

É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Graduação e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPA).

Carlos Augusto da Silva Souza, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós Graduação em Ciência Política

Possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor/pesquisador da Universidade Federal do Pará, onde atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Mestrado em Ciência Política. Apresenta interesse nos seguintes temas de pesquisa: democracia, sistemas eleitorais e partidários, competição política, geografia eleitoral, financiamento de campanhas, minorias e grupos de interesse nas eleições.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

dos Santos, C. E. B., da Silva, M. D. L., dos Santos, R. D., & Souza, C. A. da S. (2023). As emendas orçamentárias individuais e o efeito no desempenho eleitoral dos deputados federais que atuaram na 54ª legislatura (2011-2014). Revista Debates, 17(1), 184–208. https://doi.org/10.22456/1982-5269.117663