Morro da Cruz, um mergulho democratizador: alfabetizando os “alunos impossíveis”
Palabras clave:
Alfabetização; Ciência; Comunicação; Todos Podem Aprender; Pós-construtivismo; GEEMPAResumen
Esse texto relata uma experiência de ensino-aprendizagem com novas bases teóricas em Didática. Trata-se de refazer uma falha grave no histórico escolar de alunos que viveram vários anos letivos sem lograr aprender a ler a escrever. Essa experiência aconteceu no segundo semestre de 2019, no Morro da Cruz, um bairro da cidade de Porto Alegre, sob a minha responsabilidade como professora-pesquisadora, a fim de detectar os maiores impeditivos à superação dessa defasagem. A base teórica posta em prática é o Pós-construtivismo, que modifica substancialmente o Construtivismo, pelo acréscimo do polo outros, além da realidade do aprendente, que caracteriza o Construtivismo. Outrossim, foi relevante a constatação de que tais alunos têm uma modalidade específica de comunicação, no lugar das palavras que é um contato físico, o qual se assemelha a gestos agressivos. Aceitar essa modalidade de comunicação, mesmo na sala de aula, foi um elemento chave para assegurar a realização do objetivo de alfabetizar esses dezoito alunos em apenas cinco meses.