Morro da Cruz, um mergulho democratizador: alfabetizando os “alunos impossíveis”

Autores/as

  • Esther Pillar Grossi GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DE PESQUISA E AÇÃO _ GEEMPA

Palabras clave:

Alfabetização; Ciência; Comunicação; Todos Podem Aprender; Pós-construtivismo; GEEMPA

Resumen

Esse texto relata uma experiência de ensino-aprendizagem com novas bases teóricas em Didática. Trata-se de refazer uma falha grave no histórico escolar de alunos que viveram vários anos letivos sem lograr aprender a ler a escrever. Essa experiência aconteceu no segundo semestre de 2019, no Morro da Cruz, um bairro da cidade de Porto Alegre, sob a minha responsabilidade como professora-pesquisadora, a fim de detectar os maiores impeditivos à superação dessa defasagem. A base teórica posta em prática é o Pós-construtivismo, que modifica substancialmente o Construtivismo, pelo acréscimo do polo outros, além da realidade do aprendente, que caracteriza o Construtivismo. Outrossim, foi relevante a constatação de que tais alunos têm uma modalidade específica de comunicação, no lugar das palavras que é um contato físico, o qual se assemelha a gestos agressivos. Aceitar essa modalidade de comunicação, mesmo na sala de aula, foi um elemento chave para assegurar a realização do objetivo de alfabetizar esses dezoito alunos em apenas cinco meses.

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Biografía del autor/a

Esther Pillar Grossi, GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DE PESQUISA E AÇÃO _ GEEMPA

Esther Pillar Grossi é doutora em psicologia cognitiva pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de l’Université de Paris com a tese sobre o Teorema Fundamental da Aritmética do livro VII de Euclides, que trata sobre a estrutura de Rede, baseada em relações de ordem parcial que dão suporte essencial a qualquer raciocínio (1985). Ela teve como orientador o professor doutor Gérard Vergnaud, doutor emérito de pesquisa no CNRS e doutor honoris causa de diversas universidades: ele é especialista em psicologia e em didática. Ela fez um estágio no Institut Pedagogique de France (1968-1970) que inclui a elaboração de um texto científico, do qual resulta um livro orientado por Pierre Greco sobre a aprendizagem do sistema de numeração em diversas bases. Em 1973, fez um estágio no Centro de Pesquisa sobre Aprendizagem de matemática em Sherbrooke, Canadá, sob a orientação do professor doutor Zoltan Paul Dienes. Em 1970 com mais 49 colegas-professores fundou o Geempa inicialmente – Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre, e após 1983 – Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, associação atuante até hoje, da qual é presidente. Orienta pesquisas sobre ensino-aprendizagem embasadas na Teoria dos Campos Conceituais e na definição de uma quarta teoria sobre o aprender, a saber o pós-construtivismo, ao lado do inatismo, do empirismo e do construtivismo.

Publicado

2022-12-16

Número

Sección

Artigos