Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Foco da revista Crítica & Controle


1. C&C publicará artigos científicos que tratem de políticas públicas e temas relevantes para o controle externo da gestão públicaA publicação possui, assim, uma natureza transdisciplinar. Os artigos poderão ser estudos teóricos, revisões críticas da literatura, relatos de pesquisa, trabalhos de avaliação de impacto e/ou de resultados de políticas públicas, além de revisões sistemáticas de overviews de revisões sistemáticasC&C
também pretende ser um espaço de divulgação de artigos resultantes de estudos e pesquisas oriundas do Mestrado Profissional em Economia, ofertado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Condições e regras para submissão de artigos
 
2. O artigo, em hipótese alguma, pode estar identificado com nome de autores ou instituiçõesseja no corpo do original e/ou em propriedades do arquivo do editor de texto. O título no idioma de origem do artigo (português, espanhol ou inglês) também deve estar sem identificação dos autores.
 
3. Os artigos serão submetidos ao sistema de avaliação duplo-cego por pares (double-blind peer review system), podendo receber três tipos de pareceres fundamentados: a) pela publicação b) contrário à publicação e c) pela publicação condicionada melhorias/correções no texto. Em caso de pareceres divergentes, caberá ao editor decidir sobre a publicação do texto.
 
4. Como parte do processo de submissão à Revista Crítica & Controle (C&C)os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens aqui descritos. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
 
5. Poderão submeter artigos à Revista doutores/as e mestres/as. Mestrandos, graduados e graduandos poderão ser coautores de artigos com doutores/as e/ou mestres/as.
 
6. Os artigos submetidos à Revista devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados ou estarem em processo de avaliação por outro periódico nacional ou estrangeiro. Trabalhos publicados em anais de eventos científicos, como congressos, seminários, simpósios etc serão considerados inéditos, podendo ser submetidos segundo essas diretrizes.
 
7. Os artigos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol, com, no mínimo, cinco mil palavras e nove mil, no máximo, incluindo tabelas, figuras, notas e referências. São permitidos, no máximo, cinco autores por artigo.
 
8. O resumo do artigo deve ter um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras, espaço simples entre linhas, contendo em parágrafos destacados: a) tema e natureza do estudo, b) objetivo, c) método, d) resultados e contribuições. Ao final do resumo, devem ser inseridas de três a cinco palavras-chaveseparadas por ponto e vírgula. Se o texto original for escrito em português, o resumo deve ser traduzido em inglês (abstract) e espanhol (resumen). Textos originais em espanhol e em inglês também deverão oferecer seus resumos traduzidos nos outros dois idiomas aceitos pela Revista.
 
9. Não usar expressões latinas, tais como id., ibid., op. cit., loc. cit. assemelhadas, ou notas de referência de rodapé. Notas só serão admitidas ao final do texto, devendo ser evitadas sempre que possível.
 
10. As páginas dos artigos devem estar corretamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows ou iOS. Papel: formato A4 (210 x 297 mm) Fonte: Arial, tamanho 12pt Espaço entre linhas: simples Entrada de parágrafo: 1,25cm Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm Tabelas e figuras em fonte Arial, tamanho 10pt. 
 
11. Citações com menos de três linhas serão feitas no corpo do texto.  Exemplos: “Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania” (VAZ, 2008, p. 63). Ou Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania”.
 
12. Citações maiores serão feitas em parágrafo com recuo de 4 cm, espaço simples e tamanho 11, sem aspas, como no exemplo abaixo: As pesquisas realizadas em diversas lanchonetes, em diferentes países, comprovaram que o consumo de alimentos é maior nos estabelecimentos que possuem paredes pintadas com cores em tons de amarelo, alaranjado e vermelho [...]. Ou seja, em todos os locais pesquisados, observou-se que as cores quentes estimulam o apetite dos clientes, fazendo com que eles consumam mais do que consumiriam normalmente (FEIJÃO, 2002, p. 58).
 
13. Se as citações originais forem em idioma diverso do empregado pelo autor, deverão ser traduzidas para o idioma utilizado no texto, com a observação junto à referência: trad. nossa. Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em itálico.
 
14. Os artigos submetidos à Revista devem usar o sistema Autor-Data. Não serão aceitos artigos que usem o sistema de referências em notas de pé de página. Notas de pé de página serão numeradas e devem ser curtas e estritamente necessárias para agregar informação relevante. Para todas as demais questões formais e, destacadamente, para as citações e para as referências bibliográficas, os autores deverão seguir estritamente a norma NBR 6023:2018 da ABNTdisponível em: https://www.ufrgs.br/bibeco/ferramentas/manual-de-normalizacao/
Recomendamos emprego de ferramentas como o Mendeley o Zotero para fazer o trabalho das referências de forma automática.

15. Agradecimentos, menção a agências de fomento ou instituições que financiaram a pesquisa devem ser informadas apenas no sistema ou após o resultado da avaliação, não constando no documento submetido, para que a neutralidade do processo de avaliação do artigo seja garantida.
 
16. submissão dos artigos deve ser de forma eletrônica pelo site ufrgs.br/criticaecontroleAo final da submissão, será enviada mensagem eletrônica por e-mail com a confirmação do recebimento do artigo.
 
17. Os autores responsabilizam-se pela revisão da adequação do texto submetido à norma gramatical vigente da língua de submissão do trabalho.
 
Tabelas e Figuras: orientações
 
18. As tabelas ou figuras contidas nos artigos devem estar em formato aberto para que possam ser editadas. Caso algumas dessas tabelas ou figuras tenham sido importadas de outros programas, como Excel, Power Point, etc., deve ser enviado também o arquivo de origem como arquivo complementar.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.