Uso de Evidências no controle externo das redes municipais de educação

Autores

  • Cyro Carlos Garcez Pinto Junior Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
  • Vinícius Bara Leoni Lacerda Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marcos Rolim Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) http://orcid.org/0000-0003-1076-5990

Palavras-chave:

Educação baseada em evidências, Controle externo, Ensino fundamental, Políticas públicas

Resumo

Este artigo relata parte da experiência do trabalho de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) no controle externo das redes municipais de ensino fundamental, a partir das evidências encontradas em estudos nacionais e internacionais sobre os fatores que impactam o desempenho acadêmico. Com base nessas evidências, o TCE-RS construiu uma metodologia para medir a qualidade do ensino ofertado pelos municípios gaúchos, avançando em auditorias operacionais de avaliação das políticas públicas que identificaram oportunidades de melhorias nos processos de gestão educacional. Além da apresentação da metodologia desenvolvida e de seus referenciais teóricos, o presente artigo expõe os achados de três auditorias realizadas no exercício de 2017 em redes municipais do Estado do Rio Grande do Sul, destacando três fatores que exercem significativo impacto na aprendizagem: as qualidades do professor, do diretor e do clima escolar.

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Biografia do Autor

Cyro Carlos Garcez Pinto Junior , Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Econômicas e auditor público externo do TCE-RS

Vinícius Bara Leoni Lacerda , Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul

Bacharel em Direito e auditor público externo do TCE-RS

Marcos Rolim, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Possui doutorado (2014) e mestrado (2008) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em Sociologia na mesma Instituição. É especialista (2004) em Segurança Pública pela Universidade de Oxford (UK) e graduado em Comunicação Social (1990) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor do mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), em Porto Alegre (RS). É membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP); membro da Assembleia Brasil da Anistia Internacional; integra os conselhos administrativos do Centro Internacional de Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH) e da ONG Artigo 19.

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Publicado

2022-12-16

Edição

Seção

Artigos