Uso de Evidências no controle externo das redes municipais de educação
Palavras-chave:
Educação baseada em evidências, Controle externo, Ensino fundamental, Políticas públicasResumo
Este artigo relata parte da experiência do trabalho de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) no controle externo das redes municipais de ensino fundamental, a partir das evidências encontradas em estudos nacionais e internacionais sobre os fatores que impactam o desempenho acadêmico. Com base nessas evidências, o TCE-RS construiu uma metodologia para medir a qualidade do ensino ofertado pelos municípios gaúchos, avançando em auditorias operacionais de avaliação das políticas públicas que identificaram oportunidades de melhorias nos processos de gestão educacional. Além da apresentação da metodologia desenvolvida e de seus referenciais teóricos, o presente artigo expõe os achados de três auditorias realizadas no exercício de 2017 em redes municipais do Estado do Rio Grande do Sul, destacando três fatores que exercem significativo impacto na aprendizagem: as qualidades do professor, do diretor e do clima escolar.