O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira: um projeto didático

Autores

  • Daniel Zanchet da Rosa
  • Karen Pupp Spinassé

Resumo

O presente artigo visa a propor uma unidade didática (UD) para o ensino da língua alemã, baseada, sobretudo, em memes. Por ser este um gênero textual divertido e bastante popular entre os jovens internautas, ele é bastante adequado para o trabalho em sala de aula e certamente contribui para a adesão dos alunos nas atividades previstas. Com esta UD baseada em memes, pretendemos trabalhar não só aspectos linguísticos do alemão, através das atividades de leitura dos pequenos textos na língua-alvo e da abordagem do conteúdo gramatical neles presente, mas buscamos, como objetivo didático central, debater com os alunos questões como preconceito, agressões e bullying. Como produto final da UD, visamos que os estudantes produzam memes em língua alemã para circularem de forma virtual e/ou de forma impressa no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19.03.2023

Como Citar

Zanchet da Rosa, D., & Pupp Spinassé, K. (2023). O uso de memes na aula de alemão como língua estrangeira: um projeto didático. Contingentia, 9(2), 9–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/view/129665

Edição

Seção

Artigos