Entre Fios: revisão integrativa sobre os efeitos da dança na cognição de pessoas com demência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.149181

Resumo

A demência desfaz os fios da teia da vida, comprometendo memórias, afetos, cognição e autonomia, com grande impacto mundial na saúde de pessoas idosas. Nesse contexto, a dança emerge como uma promissora estratégia não farmacológica para a prevenção da demência e para a promoção de saúde e bem-estar. Este estudo investigou os efeitos da dança nos aspectos cognitivos de pessoas idosas com demência por meio de uma revisão integrativa da literatura, incluindo estudos de intervenção com qualquer estilo de dança, realizados com idosos com diagnóstico de demência e desfechos relacionados à cognição, sem restrição de idioma ou data de publicação. A busca foi realizada em julho de 2025 nas bases PubMed, Embase, Web of Science e Cochrane. Foram incluídos três artigos, totalizando 230 participantes com demência, com idades entre 77 e 80 anos, em sua maioria mulheres. Os resultados sobre desfechos cognitivos não foram significativos; porém, as intervenções de dança promoveram melhoras no equilíbrio, nos sintomas neuropsiquiátricos (como agitação e depressão), na qualidade de vida e na neuroplasticidade. A diversidade de estilos de dança e a heterogeneidade dos instrumentos de avaliação dificultaram a comparação direta entre os estudos. Os achados reforçam o potencial da dança como intervenção não farmacológica promissora, especialmente por integrar estímulos físicos, psicossociais e cognitivos, embora sejam necessários estudos com maior rigor metodológico e populações mais diversificadas para consolidar as evidências sobre seus efeitos na cognição. Além disso, é fundamental garantir que as vozes dos participantes sejam ouvidas, ampliando a compreensão de seus impactos e significados. Compreende-se a dança como uma possibilidade de reconstrução sensível da teia da vida, em que cada experiência pode reatar um fio, ainda que breve, de reconexão consigo mesmo e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vitória Andreazza Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Mestranda em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/UFRGS (bolsista CAPES). Membro do Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação (GRACE - UFRGS). Licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Tem como foco de pesquisa a área de Dance Science e Dança e Saúde, especificamente na área de Dança e Parkinson. Atuou no Ensino Básico como professora concursada de Arte em Anos Finais no município de Lajeado. Durante a graduação, foi bolsista de extensão do Projeto Dança e Parkinson/UFRGS. É professora de Yoga certificada e possui especialização em andamento em Ayurveda, pela Faculdade Escola de Ayurveda.

Raquel Arigony Prates, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Artista, Dançaterapeuta e Fisioterapeuta (UFSM). Especialização em Metodologia do Ensino das Artes (UNINTER). Mestre em Atenção Integral à Saúde (UNICRUZ/UNIJUÍ). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), bolsista CAPES; membro do Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação.

Aline Nogueira Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutora em Medicina y Cirurgía - Universidad de Cádiz (1999). Especialista em Ciências do Esporte, pela PUCRS, em 1997, e, no Método Pilates pela The Studio Pilates Brasil, 1999, e pela Power Pilates, 2006. Realizou estágio de pós-doutorado na área de Dance and Science, Wolverhampton University, Walsall Campus, Reino Unido. Professora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Global Atlantic Fellow for Equity in Brain Health, Global Brain Health Insittute, Trinity College Dublin, Irlanda. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação (GRACE/UFRGS). Bailarina com formação em ballet clássico no Ballet Studio Maria Cristina Fragoso (1985). Possui cursos de formação em dança moderna e contemporânea, danças de salão, danças folclóricas, dança jazz, dança espanhola e no método Pilates. Autora do livro Ritmo e Dança: aspectos gerais editado e lançado no ano de 2003 e do Livro "Expressão corporal: aspectos gerais" editado e lançado no ano de 2008. Membro do Research Committee (comitê de pesquisa) da International Association for Dance Medicine and Science (IADMS). Professora Certificada pela Pilates Method Alliance (PMA). Foco de pesquisa na área da Dance Science e Dança e Saúde, especificamente na área da Dança e Parkinson. Também, desenvolve pesquisas na área do Método Pilates e suas interfaces com a saúde. Coordenadora Rede Brasil/Reino Unido Medicina e Ciência da Dança.

Downloads

Publicado

2026-04-29

Como Citar

Andreazza Duarte, M. V., Prates, R. A., & Nogueira Haas, A. (2026). Entre Fios: revisão integrativa sobre os efeitos da dança na cognição de pessoas com demência. Cena, 44(2). https://doi.org/10.22456/2236-3254.149181