Era Uma Vez no Ateliê: transformando desafios em experiências artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.137685

Resumo

Esse texto trata de uma experiência de teatro realizada em um Ateliê de Artes Visuais vinculado ao curso de AV da UFSM. Esse espaço é destinado aos filhos dos estudantes, integrantes da comunidade da universidade numa dinâmica similar a uma creche. A experiência se propôs a explorar o potencial do Teatro e das brincadeiras de faz de conta como elementos cruciais na construção do desenvolvimento integral de crianças. Como o professor pode conduzir oficinas de Teatro? Quais metodologias adotar para que o Teatro não seja apenas uma distração, mas sim uma linguagem potente na formação integral das crianças? Essa experiência relata uma oficina de 07 aulas ministrada no ano de 2022 no total de 07 aulas de 60 minutos. Envolveu 15 alunos de 03 a 10 anos e foi ministrada por dois estagiários e atores convidados. As aulas iniciaram com uma observação atenta por parte dos ministrantes, seguida por uma proposta que dialogou com a história de Alice no País das Maravilhas. Por fim, a oficina demonstrou que o Teatro pode ir além do entretenimento, tornando-se uma prática formativa no desenvolvimento integral das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jade Sanches, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, Brasil

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduanda em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - Atual). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim, Fundação Hermínio Ometto –FHO, Araras, Brasil

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN).

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Sanches, M. J., & Costa do Bomfim, F. R. (2024). Era Uma Vez no Ateliê: transformando desafios em experiências artísticas. Cena, 43(1). https://doi.org/10.22456/2236-3254.137685

Edição

Seção

Artigos