LABORATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DE CENOGRAFIA (LTC) RE-DESENHANDO A EXPOSIÇÃO DE ESTUDANTES DO BRASIL NA PQ15

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-3254.96049

Résumé

O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC) foi concebido e fundado na Universidade de Brasília (UnB) em 2010 pela profa. Dra. Sônia Paiva, para participar da Quadrienal de Praga de 2011 – PQ11. O LTC é um laboratório baseado em quatro pilares: Transdisciplinaridade, Diversidade, Colaboração e Economia Criativa. O conceito foi inspirado na compreensão da necessidade de romper com a estrutura disciplinar universitária, para conectar produtores, pensadores, técnicos, cientistas e artistas na realização de projetos inovadores, que possam desencadear transformações culturais, sociais, políticas e humanas. O resultado disso é um olhar colaborativo, multicultural que é compartilhado no Desenho da Cena. A curadoria da Mostra dos Estudantes Brasileiros de Desenho da Cena na Quadrienal de Praga 2015, marcou a metodologia processual do LTC. A exposição, apresentada na PQ15, condensou um trabalho colaborativo com os núcleos de ensino de cenografia brasileiros e explicitou como cada estado e escola operam seus processos criativos. Assim, nosso espaço expositivo apresentou a diversidade cultural brasileira em Praga; nos remeteu a uma cabana – que poderia estar em qualquer lugar, em um estado mutável – e nos convidou a vivenciar os espaços imaginativos de nossos estudantes, levando os visitantes a sonharem com outros territórios em uma abordagem mais atenta e participativa.

 

Palavras-Chave

 

Laboratório. Transdisciplinaridade. Cenografia. Quadrienal de Praga. Multiculturalismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sônia Maria Caldeira Paiva, Universidade de Brasília

Professora Doutora do Departamento de Artes Cenicas na Universidade de Brasília nas áreas de Cenografia, Figurino e Indumentária, Maquiagem, Iluminação e Desenho da Cena.

Caio Sato Schwantes, Universidade de Brasília

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, cursando Licenciatura pela mesma instituição. Integra o LTC desde 2014.

Téléchargements

Publiée

2020-03-31

Comment citer

Maria Caldeira Paiva, S., & Schwantes, C. S. (2020). LABORATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DE CENOGRAFIA (LTC) RE-DESENHANDO A EXPOSIÇÃO DE ESTUDANTES DO BRASIL NA PQ15. Revista Cena, (30), 86–98. https://doi.org/10.22456/2236-3254.96049