Docência em Artes-teatro e a Vontade de Poetizar na Escola: uma pausa abaporuniana para filosofar
.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.146428Resumo
Este ensaio apresenta uma perspectiva de experiência com quase três décadas de docência em artes-teatro na Educação Básica. O relevante objetivo está em fortalecer valores para as artes cênicas, que promovem o compartilhamento de uma educação sensível junto à escola. Para enfrentar esse desafio a escrita é feita de maneira autoral, como um caminho filosófico e de perspectiva fenomenológica, com reflexões de experiências na busca docente de fazer poético com os humanos estudantes no tempo da Educação Básica. João-Francisco Duarte Jr., Constantin Stanislavski, Michael Chekhov, Viola Spolin, Ricardo Japiassu, entre outros, contribuem para refletir entre teatro, educação, jogo dramático, jogo teatral e imaginação. Maurice Merleau-Ponty, Gaston Bachelard e Hannah Arendt são referências filosóficas para uma reflexão do corpo sensível, da imaginação e a vontade nas experiências vividas com o cotidiano nas artes. Conclui-se que fazer teatro (jogar e improvisar) na escola oportuniza uma abertura para testar vontades de poetizar a vida e que há uma urgente necessidade de ampliar o tempo e oportunizar espaços para fazer teatro no contexto da Educação Básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.