A Arte na Educação Básica: reflexões acerca da performance artística no contexto de práticas em arte no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.125110

Resumo

O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente curricular Estágio em Dança no Ensino Médio, da 6ª fase da Licenciatura em Dança, da Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Gaspar. A proposta do estágio foi trabalhar com a performance artística e como uma das avaliações desenvolver releituras de performances da artista Marina Abramović, das quais 8 foram contextualizadas nesse artigo. Temas como feminismo, lugar do corpo e empoderamento ganharam destaque nos trabalhos desenvolvidos. Foi perceptível o desenvolvimento da autonomia nos processos autorais dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenal/SC, Brasil

Doutorando em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Membro da comissão de criação do curso de graduação em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau e coordenador desta licenciatura. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participa de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea da mesma instituição. Atualmente é professor titular da cadeira Dança e Atividades Rítmicas e Dança e Saúde e substituto da cadeira de Didática da Educação Física, do curso de Educação Física da UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) em Brusque. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, arte, educação, processos de criação.

Sra. Eduarda Cristina Brisola, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenal/SC, Brasil

Artista da Dança e produtora cultural. Graduanda em Licenciatura em Dança (início em 2019- cursando a 7° fase) - Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Carol Eduarda Ricobom, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Artista da dança, bailarina e coreógrafa.
Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança (início em 2019, cursando a 7º fase) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Souza, M. A. da C., brisola, E. C., & Ricobom, C. E. (2022). A Arte na Educação Básica: reflexões acerca da performance artística no contexto de práticas em arte no ensino médio. Cena, 22(38), 01–15. https://doi.org/10.22456/2236-3254.125110