A Escrita barroca de Haroldo Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.135239Abstract
This article discusses the presence of historical and literary elements in the writing of the writer from Pará, Haroldo Maranhão, specifically in the novel O tetraneto Del-Rey. Mixing history and literature, the body of writing shredded in the novel constitutes a textual and fictional game that questions the “official” history, based on documents and witnesses. The fragments that make up the novel reverse history, undoing consolidated images and discourses about our formation, rooted in the Eurocentric view, through the use of textual resources such as parody, appropriation, the palimpsest. By deconstructing official history, O Tetraneto Del-Rei follows in the footsteps of Latin American narrative and disseminates the voice of the American subaltern through a baroque, hybrid writing.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Sérgio Afonso Gonçalves Alves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.