A Escrita barroca de Haroldo Maranhão
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-6385.135239Résumé
O presente artigo discute a presença de elementos históricos e literários na escrita do escritor paraense Haroldo Maranhão, especificamente no romance O tetraneto Del-Rey. Misturando história e literatura, o corpo de escrita retalhada no romance constitui em jogo textual e ficcional questionadora da história “oficial’, fundamentada em documentos e testemunhas. Os fragmentos que compõem o romance invertem a história, desfazendo imagens e discursos consolidados sobre a nossa formação, arraigada no olhar eurocêntrico, por meio do uso de recursos textuais como a paródia, a apropriação, o palimpsesto. Ao desconstruir a história oficial, O Tetraneto Del-Rei, segue os passos da narrativa latino-americana e dissemina a voz do subalterno americano por meio de uma escrita barroca, híbrida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sérgio Afonso Gonçalves Alves 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.