O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR

Autores

  • Raquel Fontoura Prietsch Universidade Católica de Pelotas / Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Adriana Fischer

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.36016

Palavras-chave:

interação, biblioteca, linguagens situadas, Sociolinguística Interacional.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Fontoura Prietsch, Universidade Católica de Pelotas / Programa de Pós-Graduação em Letras

Adriana Fischer

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

PRIETSCH, R. F.; FISCHER, A. O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 209–227, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.36016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36016. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários