O USO DA LINGUAGEM NA INTERAÇÃO ENTRE ATENDENTES E USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.36016Keywords:
interação, biblioteca, linguagens situadas, Sociolinguística Interacional.Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar o uso da linguagem pelos atendentes de uma biblioteca escolar quando da interação com seus usuários. Considerando o caráter social e contextual da linguagem, a pesquisa fundamenta-se em pressupostos acerca das linguagens contextualmente situadas, bem como da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravações em áudio, analisamos, qualitativamente, doze eventos de interação entre usuários e seis atendentes da biblioteca do Colégio Municipal Pelotense-Pelotas/RS, visando identificar de que forma os atendentes utilizam a linguagem para interagir com os usuários e, assim, atribuírem significados às necessidades deles. Resultados evidenciam que os atendentes tendem a compartilhar as pistas de contextualização fornecidas pelos usuários e situar a linguagem a dos usuários, tornando a interação benéfica entre eles.Downloads
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