Visão arquitetônica epopeica e estrutura romanesca em O Retrato de Érico Veríssimo

Autores/as

  • Angela Maria Rubel Fanini UTFPR
  • Márcio Brunetti Secretaria do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.52452

Palabras clave:

, Romance nacional, Universo do Trabalho, Análise dialógica da linguagem

Resumen

Este artigo analisa as construções discursivas sobre o universo do trabalho no romance O Retrato, do escritor Érico Veríssimo, fundamentando-se em uma perspectiva bakthiniana que percebe a linguagem literária romanesca em sua interrelação com a cultura e a história. Investigou-se como os discursos que compõem o romance constituem uma certa visão de mundo sobre a sociedade estilizada na obra. Percebeu-se que há uma formalização positiva do contexto rio-grandense vinculado ao passado mediante uma arquitetônica epopeica e uma construção crítica do mesmo cenário, entretanto ligado ao presente. O romance em tela não reflete a realidade rio-grandense, mas a representa e modela a partir de uma visão exclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Maria Rubel Fanini, UTFPR

Profa Dra em Letras, Literatura brasileira pela UFSC. Atua na UTFPR, Curitiba em Letras e Pós -graduação interdisciplinar. É BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA PELO CNPQ.

Márcio Brunetti, Secretaria do Estado do Paraná

Professor de História na Rede Estadual de Ensino do Paraná e Mestre em Tecnologia, área de Humanas, Conceito 5, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Publicado

2016-01-04

Cómo citar

RUBEL FANINI, A. M.; BRUNETTI, M. Visão arquitetônica epopeica e estrutura romanesca em O Retrato de Érico Veríssimo. Cadernos do IL, [S. l.], n. 51, p. 096–112, 2016. DOI: 10.22456/2236-6385.52452. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/52452. Acesso em: 4 may. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos literários