Visão arquitetônica epopeica e estrutura romanesca em O Retrato de Érico Veríssimo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.52452Schlagworte:
, Romance nacional, Universo do Trabalho, Análise dialógica da linguagemAbstract
Este artigo analisa as construções discursivas sobre o universo do trabalho no romance O Retrato, do escritor Érico Veríssimo, fundamentando-se em uma perspectiva bakthiniana que percebe a linguagem literária romanesca em sua interrelação com a cultura e a história. Investigou-se como os discursos que compõem o romance constituem uma certa visão de mundo sobre a sociedade estilizada na obra. Percebeu-se que há uma formalização positiva do contexto rio-grandense vinculado ao passado mediante uma arquitetônica epopeica e uma construção crítica do mesmo cenário, entretanto ligado ao presente. O romance em tela não reflete a realidade rio-grandense, mas a representa e modela a partir de uma visão exclusiva.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.