Aplicação da metodologia Peer Instruction em uma disciplina do curso de Letras: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.145057Abstract
This paper presents a case study on the application of the Peer Instruction methodology in a Phonology course at the Language Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul. The objectives are to evaluate the methodology's effectiveness in teaching linguistic theories in higher education and to develop a repository of questions for use by other professors. The Peer Instruction methodology involves conceptual tests, during which students participate in two polling sessions: one before and one after a debate aimed at convincing their peers of the correct answer. This approach proved highly effective in reducing extended lecture sequences, fostering student engagement, and promoting argumentation as a pedagogical tool. Additionally, it enabled the reinforcement of acquired knowledge.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Felipe Bilharva, Victória Marques da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.