Aplicação da metodologia Peer Instruction em uma disciplina do curso de Letras: um relato de caso

Autor/innen

  • Felipe Bilharva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victória Marques da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.145057

Abstract

O presente trabalho apresenta um relato de prática sobre o uso da metodologia Peer Instruction na disciplina de Fonologia do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de analisar a eficácia da metodologia no ensino de teorias linguísticas no Ensino Superior e iniciar a criação de um banco de questões a ser utilizado por outros professores. A metodologia consiste na realização de testes conceituais, nos quais os alunos realizam duas votações, uma antes e outra depois de uma sessão de debate quanto à resposta correta. A prática revelou-se bastante eficiente para minimizar sequências expositivas didáticas muito extensas, permitindo aos alunos utilizar a argumentação como ferramenta de ensino e de sedimentação de conhecimentos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2025-06-19

Zitationsvorschlag

BILHARVA, F. .; MARQUES DA SILVA, V. Aplicação da metodologia Peer Instruction em uma disciplina do curso de Letras: um relato de caso. Cadernos do IL, [S. l.], n. 69, p. 31–60, 2025. DOI: 10.22456/2236-6385.145057. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/145057. Acesso em: 25 juni. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos de estudos linguísticos