<i>El tren del olvido</i>, de Moira Millán, sob a perspectiva da ecocrítica e da cosmovisão indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134677

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do prólogo e dois capítulos do romance El tren del olvido (2019), de Moira Ivana Millán, escritora e ativista dos direitos indígenas da nação mapuche da Argentina. A análise objetiva refletir sobre como o mundo natural e a relação entre o humano e o não humano são representados na narrativa. Trata-se de um estudo bibliográfico, interpretativo e de base qualitativa, fundamentado nos pressupostos da ecocrítica, bem como nos pensamentos de Ailton Krenak e Linda Hogan. Verificou-se que as representações do mundo natural e da relação entre o humano e não humano na narrativa rompem com a visão antropocêntrica de mundo, colocando o homem em relação de igualdade com os demais seres que habitam a Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Geralda Almeida, Universidade Estadual de Maringá

Pesquisadora em nível de doutorado pela Universidade Estadual de Maringá; Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

ALMEIDA, Marcia Geralda. <i>El tren del olvido</i>, de Moira Millán, sob a perspectiva da ecocrítica e da cosmovisão indígena. Cadernos do IL, [S. l.], n. 66, p. 332–354, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134677. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134677. Acesso em: 22 ago. 2026.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários