O jogo de esconde-esconde ou o arquivo fotográfico de Annie Ernaux
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.153745Abstract
Da gama de arquivos mobilizados por Annie Ernaux em sua escrita autobiográfica, a fotografia é não só o mais recorrente, como o que melhor dialoga com o caráter intermediário e interdisciplinar reclamado por tal projeto: entre a arte e o real, a literatura e as ciências humanas. Este artigo objetiva assimilar o uso das fotos por Ernaux, a fim de evidenciar seu aspecto criativo, fruto da (re)invenção operada pelo trabalho com a linguagem. Buscaremos, assim, situar o arquivo fotográfico na obra da escritora e redimensionar os limites de sua interdisciplinaridade. Para tanto, analisaremos passagens dos livros L’Usage de la photo (Ernaux; Marie, 2005) e Les Années (Ernaux, 2008), notadamente à luz de ensaios sobre a fotografia (Barthes, 2022; Sontag, 2004).
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2026 Gabriela Trovo, Claudia Amigo Pino

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.


.png)



1.png)