Impressões de Porto Alegre na virada do século e nas primeiras décadas do século XX: textos e contextos

Autores

  • Luiz Antonio Gloger Maroneze Centro Universitário FEEVALE/RS
  • Cristina Ennes da Silva Centro Universitário FEEVALE/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.18930

Palavras-chave:

Representações, Imaginário, Cultura, Cidade moderna

Resumo

Analisamos, neste artigo, representações sobre a antiga cidade moderna de Porto Alegre na busca de uma aproximação àquele imaginário. Partindo principalmente das impressões dos cronistas e de referências históricas, realizam-se interpretações a partir do conceito de cultura proposto por Geertz - em que os próprios dados são entendidos como leituras relativas. Trata-se também aqui de observar as tensões entre o “projeto moderno” idealizado (e em parte realizado) com imagens e discursos que seguem outros caminhos e complexificam a interpretação histórica. Salientamos, por outro lado, que um olhar de retorno ao moderno é uma necessidade para o entendimento da cidade contemporânea, na medida em que o discurso que a projetou está em crise e outras lógicas reorganizam o imaginário atual.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Gloger Maroneze, Centro Universitário FEEVALE/RS

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007)

Cristina Ennes da Silva, Centro Universitário FEEVALE/RS

Doutora em História pela Pontifícia Uni-versidade Católica do  Rio  Grande  do  Sul  (2007)

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

Maroneze, L. A. G., & Silva, C. E. da. (2009). Impressões de Porto Alegre na virada do século e nas primeiras décadas do século XX: textos e contextos. Anos 90, 16(30), 157–186. https://doi.org/10.22456/1983-201X.18930