O que precisa saber um professor de História? Uma análise dos perfis de egressos dos cursos de licenciatura em História no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.123735

Resumo

O presente artigo amplia as reflexões acerca dos saberes apresentados como necessários para o exercício da docência em História na Educação Básica. De maneira específica objetiva analisar como os perfis de egressos identificados nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em História apresentam os domínios ligados à aprendizagem, à escola e aos estudantes da Educação Básica. Como opção metodológica, se recorre aos procedimentos quantitativos para identificar e mapear os 27 PPPs das universidades federais que compõem a amostra. Em seguida procede-se à análise qualitativa dos dados catalogados compondo quadros para cada região do país. As análises apontam que há uma considerável diversidade de domínios identificados nos perfis de egressos, com destaques para os saberes teórico-historiográfico e pouca recorrência aqueles ligados à aprendizagem, à escola e aos estudantes da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor de vários livros e artigos acadêmicos publicados em revista especializadas no Brasil e no exterior. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq),  atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil), foi diretor da Regional Norte de História Oral (2018-2020), diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa, 2018-2020). É professor da Faculdade de História da UFPA e do PPGHIST/Unifesspa.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Cavalcanti, E. V. (2024). O que precisa saber um professor de História? Uma análise dos perfis de egressos dos cursos de licenciatura em História no Brasil. Anos 90, 31, e2024001. https://doi.org/10.22456/1983-201X.123735

Edição

Seção

Artigos