O que precisa saber um professor de História? Uma análise dos perfis de egressos dos cursos de licenciatura em História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.123735Resumo
O presente artigo amplia as reflexões acerca dos saberes apresentados como necessários para o exercício da docência em História na Educação Básica. De maneira específica objetiva analisar como os perfis de egressos identificados nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em História apresentam os domínios ligados à aprendizagem, à escola e aos estudantes da Educação Básica. Como opção metodológica, se recorre aos procedimentos quantitativos para identificar e mapear os 27 PPPs das universidades federais que compõem a amostra. Em seguida procede-se à análise qualitativa dos dados catalogados compondo quadros para cada região do país. As análises apontam que há uma considerável diversidade de domínios identificados nos perfis de egressos, com destaques para os saberes teórico-historiográfico e pouca recorrência aqueles ligados à aprendizagem, à escola e aos estudantes da Educação Básica.