Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar?

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963

Palavras-chave:

Ensino de história, Fonte histórica, Produção de conhecimento

Resumo

A incorporação e a utilização de fontes históricas nas aulas de história constituem pauta dos debates acadêmicos e escolares atuais, nos quais se discute acerca das suas possibilidades como elemento de superação do conteudismo/verbalismo e das suas potencialidades como instrumento de produção de conhecimento histórico na educação básica. Este estudo apresenta a problematização do tema, identificando nos antigos manuais escolares e nos atuais livros didáticos, bem como nas políticas públicas instauradas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), os usos propostos e efetivados de fontes como alternativa para a produção de conhecimento histórico no âmbito do ensino da história escolar, reconhecendo mudanças e permanências ali manifestadas.

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Publicado

2009-03-13

Como Citar

Caimi, F. E. (2009). Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar?. Anos 90, 15(28), 129–150. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963

Edição

Seção

Dossiê: A História e suas fontes