No topo do mundo: Everest e ações afirmativas na pós-graduação

Autores

  • José Antônio dos Santos
  • Luciana Garcia de Mello UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.68482

Palavras-chave:

Ensino Superior, Movimento Negro Brasileiro, Negros, Indígenas, Pessoas com Deficiência

Resumo

Neste artigo vamos apresentar algumas iniciativas de acesso à educação e ao ensino superior proposto pelo Movimento Negro Brasileiro. Apresentamos o primeiro documento sobre políticas específicas para negros, indígenas e pessoas com deficiência do governo brasileiro e as dinâmicas nacional e internacional que levaram à entrada dessas populações nas universidades públicas. O objetivo do artigo é refletir sobre as desigualdades históricas no acesso ao ensino superior e sobre o quadro atual das políticas de ações afirmativas que se voltaram para o ingresso desses estudantes nos programas de pós-graduação no Brasil. Nesse sentido, vamos enfocar os desafios e demandas educacionais da população negra, pontuando aspectos que indicam questões dos demais grupos.

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Publicado

2017-05-26

Como Citar

dos Santos, J. A., & Garcia de Mello, L. (2017). No topo do mundo: Everest e ações afirmativas na pós-graduação. Anos 90, 23(44), 111–138. https://doi.org/10.22456/1983-201X.68482

Edição

Seção

Dossiê: DILEMAS E POSSIBILIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NO BRASIL