As temporalidades da poesia trovadoresca: a historiografia e as cantigas de D. Dinis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.138915

Palabras clave:

Cantigas galego-portuguesas, D. Dinis, Temporalidades

Resumen

Este artigo propõe um debate acerca da historicidade e das temporalidades da lírica medieval galego-portuguesa e seus usos em períodos posteriores. Para isso, busco questionar as demarcações usuais demonstrando o caráter de renovação e circularidade na produção da corte de D. Dinis (1261 – 1325), rei de Portugal que foi, também, trovador. Neste sentido, exploro em um primeiro momento as relações entre a lírica galego-portuguesa e a tradição occitana, pondo em evidência suas especificidades. Depois, procuro compreender como a filologia e a historiografia dos séculos XIX e XX interpretaram e posicionaram as cantigas de D. Dinis, atribuindo-lhes características temporais como “última geração”, “provençalismo”, “renovação” e “originalidade”. Por fim, apresento algumas interpretações e usos posteriores feitos a partir da cultura trovadoresca dionisina, mostrando como a lírica galego-portuguesa assume diferentes temporalidades ao longo da história.

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Ferreira de Paula Pessoa, F. (2024). As temporalidades da poesia trovadoresca: a historiografia e as cantigas de D. Dinis. Anos 90, 31, e2024110. https://doi.org/10.22456/1983-201X.138915

Número

Sección

Comunicação e Circulação entre a Idade Média e a Modernidade: debates, reconfigurações e análises sobre uma temporalidade em crise (sécs XII-XVII)