O Ceará e as novas temporalidades da cultura popular na década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.105278Palabras clave:
cultura popular, temporalidade, Anuário do CearáResumen
Ao longo de várias décadas, diversos intelectuais brasileiros dedicaram-se aos estudos sobre as tradições populares. Durante muito tempo, os trabalhos desses intelectuais ajudaram a idealizar a produção popular, imobilizando-a numa temporalidade e espacialidade que a deixaram deslocada do mundo no qual estava inserida, sendo sempre associada à ideia de passado. No entanto, algumas mudanças ocorridas em meados do século XX modificaram os sentidos atribuídos à cultura popular, que passou a ser significada não apenas a partir da perspectiva da tradição, mas de outros elementos que a associaram a novas temporalidades. O objetivo deste artigo é refletir, a partir da análise de um conjunto documental, como jornais e documentos governamentais, sobre a historicidade dos sentidos atribuídos à cultura popular na década de 1970, ou seja, analisar como um objeto construído predominantemente na ideia de passado (de imobilidade e permanência) pôde se integrar a uma temporalidade moderna.
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