A estratégia político-administrativa do imperador Teodósio II na convocação de Nestório para o episcopado de Constantinopla (428 d.C.)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.92694Palabras clave:
Antiguidade Tardia. Império Romano do Oriente. Controvérsia Nestoriana. Teodósio II. Nestório de Constantinopla.Resumen
O objetivo desse artigo é analisar a estratégia político-administrativa do imperador Teodósio II (408-450 d.C.) na convocação do bispo Nestório para o episcopado de Constantinopla, em 428 d.C. Esse acontecimento deu início à Controvérsia Nestoriana, conflito teológico que emergiu na hierarquia eclesiástica do Império Romano do Oriente e buscava estabelecer uma ortodoxia em relação ao modo como se deu a interação entre as naturezas humana e divina no Cristo encarnado. Ao se perceber que as facções formadas
na defesa da união das naturezas, advogada pelo bispo Cirilo de Alexandria, e separação delas, defendida por Nestório de Constantinopla, contemplavam a presença de funcionários da administração imperial na disputa, indicaremos que o sentido da convocação de Nestório para o episcopado de Constantinopla,
por Teodósio II, esteve relacionado não apenas ao estabelecimento de projeto de unidade religiosa, mas se inseria, também, no complexo jogo político-administrativo que abarcava a acomodação de interesses e o contrabalanceamento de poderes com as aristocracias de funcionários que contribuíam para legitimar a unidade imperial.
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