Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.6745Palabras clave:
Patrimônio cultural, Diversidade, Educação patrimonial, Identidade, MemóriaResumen
Considerando que o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural pressupõem uma reeducação das relações étnico-raciais para além dos muros escolares, o texto busca articular as diretrizes que norteiam o processo de reelaboração da nova perspectiva de ensino para se pensar a questão da brasilidade à ressemantização do conceito de patrimônio cultural. Tomando como base os decretos e leis da política oficial de preservação do patrimônio cultural no Brasil do final do século XX, o texto reflete a trajetória de construção do patrimônio como um longo processo de luta para a valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.
Descargas
Citas
ABREU, Marta. Cultura imaterial e patrimônio histórico nacional. In: Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
ANDERSON, Benedict. Nação e Consciência Nacional. São Paulo: Ática, 1989.
BITTENCOURT, Circe M. F. Identidades e ensino da história no Brasil. In: Ensino da história e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CANCLINI, Nestor. O patrimônio cultural e a construção do imaginário nacional. In: Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN/MINC, n. 23, 1994.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001.
DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL/IPHAN. Os Sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: A trajetória da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Brasília: IPHAN, 2006.
FERNANDES, Ricardo O. Ensino de histórica e diversidade cultural: desafios e possibilidades. In: Caderno Cedes. Campinas: UNICAMP, vol. 25, n. 67, 2005.
FONSECA, Maria Cecília L. O patrimônio em processo: Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJIPHAN, 1997.
_________. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GOFF, Jacques Le. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1992.
GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico-cultural. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.
GONÇALVES, Reginaldo. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJIPHAN, 1996.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O IHGB e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 1988.
HORTA, GRUMBERG e MONTEIRO (org.). Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHANMuseu Imperial, 1999.
IANNI, Otavio. Otavio Ianni: o preconceito racial no Brasil (Entrevista). In: Estudos Avançados: O negro no Brasil. São Paulo: USP, 2004, n. 50.
MENDONÇA, VIANA, NOGUEIRA, LODY. O Ofício de Baianas de acarajé - patrimônio cultural. In: Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2005. (Encontros e Estudos).
NOGUEIRA, Antonio Gilberto R. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. (Prêmio Silvio Romero 2004) São Paulo: HUCITECFAPESP, 2005.
_________. O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Redescoberta do Brasil: A sacralizaçao da memória em pedra e cal. São Paulo: PUC-SP, 1995. (Dissertação de Mestrado).
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. In: Projeto História: História & Cultura. São Paulo: PUC, n. 10,1993.
RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: Turismo e Patrimônio Cultural. São Paulo: Contexto, 2001.
SANDRONI, Carlos. Questões em torno do dossiê do samba de roda. In: Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2005. (Encontros e Estudos).
SANT’ANNA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SEGALA, Lygia. Identidade, educação e patrimônio: trabalho do Laboep. Revista Eletrônica IPHAN. Disponível em: http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=138
VIEIRA, Camila. A difícil vida de lá. In: O POVO: Vida & Arte. Fortaleza: 20/11/2006, p. 7.