Patrimônio e performance cultural: experiência e territorialidade na conquista do espaço

Autores

  • Eloísa Pereira Barroso Universidade de Brasília- UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.82293

Palavras-chave:

Patrimônio, Performance, Identidade, Memória, Território

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer um exercício de reflexão teórica sobre os conceitos de território, performance cultural e patrimônio imaterial, com o intuito de procurar ressaltar a correlação entre as ideias de memória, cultura, identidade e territorialidade. Entende-se aqui o conceito de performance numa perspectiva ampla em que o mesmo se refere a um sentido relativo ao acontecimento, ao desejo humano de experienciar, ou seja, à presentificação das ações humanas performadas como uma expressão singular de identidades na territorialização dos espaços por meio dos sentidos atribuídos ao patrimônio cultural pelos grupos sociais. Neste artigo buscamos um percurso teórico-metodológico no qual a proposta é evidenciar, por meio de relações entre as categorias de análise, que os processos de produção da expressão desse patrimônio se realizam não enquanto produto cristalizado, mas como um ato concreto de criação e recriação, de significação e ressignificação das representações dos sujeitos em um campo de disputas de memórias, pois que a ação humana expressa produção de sentidos no aqui e agora que, expressos via performance, territorializam os espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloísa Pereira Barroso, Universidade de Brasília- UnB

Professora adjunta da Universidade de Brasília do Departamento de História e cadastrada ao programa de Mestrado Profissional em Turismo do CET/ UnB e ao Programa de Pós Graduação em História da UnB. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Literatura, Oralidade, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, turismo, literatura e cidade.

Referências

ARANTES, Antônio, A. (org). O espaço da diferença. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

ARÉVOLO, Javier Marcos. La Tradición, el patrimonio y la identidade. Disponível em: http://www.dipbadajoz.es/publicaciones/reex/rcex_3_2004/etudios_02_rcex_3_2004.pdf. Acesso em: 14 set. 2009.

BAUDRILLARD, J. A Troca Simbólica e a Morte. Lisboa: Edições 70, 1976. BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221. (Obras Escolhidas, v. 1).

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp/Zouk, 2007.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução: Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2016.

CASTORIADIS, C. A Instituição Imaginária da Sociedade. Trad. Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. vol 1 Petrópolis: Vozes, 1994.

CHAGAS DE SOUSA, Mário. Museus, Literatura, Memória e coleção. In Memória e Construção de Identidades. Lemos, Maria Teresa Torébio Brittes e Moraes, Nilon Alves (orgs.). Ed. 7 Letras. Rio de Janeiro, 2000.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Unesp, 2001. p.95-173.

CRUCES, F. Problemas en torno a la restitución del patrimonio. Una visión desde la antropología, em Política y Sociedad. Nº 27, 1998.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Vol 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.

FERREIRA, Maria Letícia Mazzuchi. Patrimônio: Discutindo alguns conceitos. In: Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 79-88, 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Em 1926: vivendo no limite do tempo. São Paulo: Record, 1999.

HAESBAERT, Rogério. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro:DP&A, 2006. 2.ed. P.13

______. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no Nordeste. Niterói: EdUFF, 1997.

______. O Mito da Desterritorialização: do “Fim dos Territórios” à Multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11° ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HOBSBAWN, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Vértice, 1990.

JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madrid: Ed. Siglo XXI, Social Sciencen Research Council, 2002.

LONDRES, Maria Cecília. A construção do patrimônio: perspectiva histórica. In: O Patrimônio em processo. 3.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

______. Patrimônio e Performance: uma relação interessante. In: Teixeira, J.G.L.C., Garcia, M.V.C. e Gusmão, R. Patrimônio Imaterial, Performance Cultura e Re-tradicionalização. TRANSE/CEAM, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

______. Patrimônio e performance: uma relação interessante. In: TEIXEIRA, João Gabriel L.C. GARCIA, Marcus Vinícius Carvalho. GUSMÃO, Rita. (Orgs.) Patrimônio imaterial e performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília. Ed. UnB, 2004.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.

______. Comment écrire l’historie de France? In: NORA, Pierre. (Org.). In: Les France I. Paris, Gallimard, op. cit., pp. 11-32.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é patrimônio. Rio de Janeiro: FGV, 2009. p. 139-159.

PADRÓS, Enrique S. A história e a memória confiscada: o tempo presente e as ditaduras de segurança nacional. Clínicas do Testemunho: reparação psíquica e construção de memórias. Porto Alegre: Criação Humana, 2014. p. 195.

PESAVENTO, Sandra. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

______. História e imaginário urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1994.

______. O Imaginário da Cidade – Visões Literárias do Urbano – Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 2, nº 3, 1989.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Mariza Veloso Motta. Nasce a Academia SPHAN. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n.24, p.77-95, 1996. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=Acervo01drive_nTrbsRevIPHANRevIPHAN.docpro. Acesso em 20 abr. 2018. Edusp, 2002.

SANTOS. Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

______. O dinheiro e território. In: ______. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance? in O Percevejo. Revista de Teatro Crítica e Estética. Estudos da Performance. Ano 11, no.12, 2003.

SILVA, Rubens Alves da. Entre ‘Artes’ e ‘Ciências’: A Noção de Performance e Drama no campo das Ciências Sociais in Horizontes Antropológicos. PPGAS/UFRGS, Porto Alegre,2005.

VELOSO, Marisa. Patrimônio imaterial, memória coletiva e espaço público. In TEIXEIRA, João Gabriel L.C. GARCIA, Marcus Vinícius Carvalho. GUSMÃO, Rita. (Orgs.) Patrimônio imaterial e performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília. Ed. UnB, 2004.

VELOSO, Sainy. Entre tablados e arenas: performances culturais. Revista Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Vol. 2, n° 23, 2014. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014188. Acesso em: 24 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Barroso, E. P. (2018). Patrimônio e performance cultural: experiência e territorialidade na conquista do espaço. Anos 90, 25(48), 151–180. https://doi.org/10.22456/1983-201X.82293

Edição

Seção

Dossiê: História e Patrimônio: questões teóricas e metodológicas