História intelectual e redes contextuais

Autores

  • Carlos Henrique Armani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.38299

Palavras-chave:

História intelectual, Redes intelectuais, América Latina

Resumo

Pretende-se investigar, neste artigo, a questão da historicidade do contexto histórico na história intelectual a partir de uma interlocução com a filosofia hermenêutica, com a desconstrução e com os estudos sobre redes intelectuais na América Latina. Como hipótese básica, entende-se que os estudos das redes intelectuais incrementaram significativamente a perspectiva do contexto histórico na interpretação das ideias, mas que uma articulação com as filosofias hermenêutica de Martin Heidegger e com a desconstrução de Jacques Derrida pode contribuir ainda mais para a radicalização do problema do contexto histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Armani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em História, na linha de pesquisa Sociedade, Ciência e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com extensão de doutoramento no Instituto de História e Teoria das Ideias da Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutorado em Teoria e Filosofia da História pelo Programa de Historiografia e Ciência da História e da Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto II do Departamento de História da UFSM e Vice-Coordenador do GT em História das Ideias da Associação Nacional de História. Tem experiência nas áreas de História das Ideias e Teoria da História, e atua em dois campos de pesquisa: a) Histórias das ideias e identidade nacional no Brasil; b) Teoria e Filosofia da História.

Referências

ARMANI, Carlos Henrique. Discursos da nação: historicidade e identidade nacional no Brasil em fins do século XIX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

BOMFIM, Manoel. América Latina: males de origem. [1903]. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

BUNGE, Carlos. Nuestra América. [1903]. Buenos Aires: Casa Vaccaro, 1918.

DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

_____. Limited inc. Campinas: Papirus, 1991.

DEVÉS-VALDÉS, Eduardo. Redes intelectuales en América Latina: hacia la constitución de una comunidad intelectual. Santiago: Instituto de Estudios Avanzados – Universidad Santiago de Chile, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Campinas/Petropolis: Ed. da UNICAMP/Vozes, 2012.

LACAPRA, Dominick. Rethinking intellectual history and reading texts. In: Rethinking intellectual history: texts, contexts, language. Ithaca: Cornell University Press, 1983.

_____. Rhetoric and history. In: History & criticism. Ithaca: Cornell University Press, 1985.

PRADO, Eduardo. A ilusão Americana. [1893]. São Paulo: Brasiliense, 1961.

RODÓ, José Enrique. Ariel. [1900]. Madrid: Espasa-Calpe, 1963.

Downloads

Publicado

2013-05-02

Como Citar

Armani, C. H. (2013). História intelectual e redes contextuais. Anos 90, 20(37), 137–150. https://doi.org/10.22456/1983-201X.38299

Edição

Seção

Redes Latino-americanas (n.37)