Significados da escravidão para africanos muçulmanos: ideias jurídicas e religiosas islâmicas no Mundo Atlântico (séculos XVI e XVII)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.87105

Palavras-chave:

Islã, escolas corânicas, oralidade, diáspora africana, resistência

Resumo

Neste artigo, são apresentadas formas muçulmanas africanas de compreender e de se opor à escravização, escravidão e conversão ao cristianismo no Mundo Atlântico. As fontes analisadas procedem da Senegâmbia (África Ocidental), do Novo Reino de Granada (atual Colômbia) e de Portugal, entre os séculos XVI e XVII, sendo discutidas por meio de conexões existentes entre elas, na perspectiva da História
Atlântica. Por meio da constatação da formação religiosa oferecida nas escolas corânicas, na Senegâmbia, e da circulação de ideias islâmicas ao longo do Mundo Atlântico, argumenta-se que o Islã foi um mecanismo de resistência à escravidão entre os muçulmanos africanos, seja em seu continente ou na diáspora através
da bacia atlântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Mota, Universidade Federal de Viçosa

Graduado (UFV, 2012), mestre (UFF, 2014) e doutor (UFMG, Universidade de Lisboa, 2018) em História. Professor Adjunto de História da África no Departamento de História da UFV desde 2018.

 

Resumo: Neste artigo, são apresentadas formas muçulmanas africanas de se opor à escravização, escravidão e conversão ao cristianismo, no mundo atlântico. As fontes analisadas procedem da África Ocidental, de Cartagena de las Índias (América) e da Europa, entre os séculos XVI e XVII, e são discutidas na perspectiva da História Atlântica, por meio do estabelecimento de conexões entre elas. Através da constatação da formação religiosa oferecida nas escolas corânicas, na Senegâmbia, e da circulação de ideias islâmicas ao longo da África Ocidental, argumenta-se que o Islã foi um importante mecanismo de resistência à escravidão entre os muçulmanos africanos, seja em seu continente ou na diáspora através da bacia atlântica.

Referências

AL-BUKHARI, Muhammad Ibn Ismail. Sahih al-Bukhari. [S.l]: [s.n]. Disponível em: https://sunnah.com/bukhari/2/23. Acesso em: 18 abr. 2019.

ALMADA, André Álvares de. Tratado Breve dos rios da Guiné do Cabo Verde dês do Rio de Sanagá até os baixos de Santa Ana de todas as nações de negros que há na dita costa e de seus costumes, armas, trajos,

juramentos, guerras. Feito pelo capitão André Álvares d’Almada natural da Ilha de Santiago de Cabo Verde prático e versado nas ditas partes. Ano 1594. In: BRÁSIO, Antônio (org.). Monumenta Missionaria Africana.

África Ocidental (1570-1599). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1964. v. 3.

ÁLVARES, Manuel. Etiópia Menor e Descrição Geográfica da Província da Serra Leoa composta pelo Padre Manuel Álvares da Companhia de Jesus estando assistente na mesma província da Serra Leoa que não concluiu nem pôs a limpo por causa do seu falecimento no ano de 1616. Copiada do próprio original que se conserva no Real Convento de São Francisco da Cidade de Lisboa. S.d. Manuscrito disponível na Sociedade

de Geografia de Lisboa, Res.3 E-7

ARQUIVO Nacional da Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa, processos 4031, 10832 e 12047.

BABA, Ahmad. Mi’raj al-Su’ud: Ahmad Baba’s Replies on Slavery. Tradução Fatima Harrak, John Hunwick. Rabat: Institute of African Studies, 2000.

BÍBLIA Sagrada. Gênesis. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2008.

BOULÈGUE, Jean. Les Royaumes Wolof dans l’espace Sénégambien (XIIIe-XVIIIe siècle). Paris: Éditions Karthala, 2013.

BRÁSIO, Padre Antônio (org.). Monumenta Missionaria Africana, África Ocidental (1600-1622). Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1968. v. 4.

BRÁSIO, Padre Antônio (org.). Monumenta Missionaria Africana, África Ocidental (1651-1684). Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1991. v. 6.

CABALLOS, Esteban Mira. Los prohibidos en la emigración a América (1492-1550). Estudios de historia social y económica de América, Madri, ano 10, n. 12, p. 37-53, 1995.

CIRCUNCIDAR. In: SILVA, Antonio de Moraes. Diccionario da lingua portugueza – recompilado dos vocabularios impressos ate agora, e nesta segunda edição novamente emendado e muito acrescentado. Lisboa:

TypographiaLacerdina, 1789. p. 399.

COELHO, Francisco Lemos. Descrição da Costa da Guiné desde o Cabo Verde athe Serra Leoa com Todas Ilhas e Rios que os Brancos Navegam. Feito por Francisco de Lemos Coelho no anno de 1669. In: PÉRES, Damião (org.). Duas descrições seiscentistas da Guiné. Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1990.

CURTIN, Philip. Jihad in West Africa: Early phases and Inter-Relations in Mauritania and Senegal. The Journal of African History, New York, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1971.

DIAS, Eduardo Costa. Da escola corânica tradicional à escola Arabi: um simples aumento de qualificação do ensino muçulmano na Senegâmbia? Cadernos de Estudos Africanos, Lisboa, ano 6, n. 7/8, p. 125-155, 2005.

DIOUF, Sylviane. Servants of Allah: African Muslims Enslaved in the Americas. New York: New York University Press, 2013.

EL-HAMEL, Chouki. Black Morocco: A History of Slavery, Race and Islam. New York: Cambridge University Press, 2013.

ES-SA’DI, Abderrahmane Ben Abdallah Ben ‘Imran Ben’ Amir. Tarikh es-Soudan. Tradução de O. Houdas. Paris: Ernest Leroux Éditeur, 1900.

FAJARDO, José del Rey; GUTIÉRREZ, Alberto. Cartas anuas de la provincia del Nuevo Reino de Granada: años 1638 a 1660. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2014.

GABY, Jean-Baptiste. Relation de la Nigritie: contenant une exacte description de sés royaumes et de leurs gouvernements, la religion, les moeurs, coustumes et raretez de ce païs, avec la découverte de la rivière du Senega, dont on a fait une carte particulière. Paris: Chez Édme Couterois, 1689.

GARCÍA NOVO, Marta. Islamic law and slavery in pre-modern West Africa. Journal of World History, Barcelona, ano 1, n. 2, 2011.

GOMEZ, Michael. Pragmatism in the Age of Jihad: the pre-colonial state of Bundu. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

GOMEZ, Michael. Black crescent: the experience and legacy of African Muslims in the Americas. New York: Cambridge University Press, 2005.

GRATIEN, Chris. Race, slavery and Islamic law in the early modern Atlantic: Ahmad Baba al-Tinbukti’s treatise on enslavement. The Journal of North African Studies, Tucson, v. 3, n. 18, p. 454-468, 2013.

HALL, Bruce. A History of Race in Muslim West Africa, 1600-1960. New York: Cambridge University Press, 2011.

HUNWICK, John. Islamic Law and Polemics over Race and Slavery in North and West Africa (16th-19th Century).

In: MARMON, Shaun (ed.). Slavery in the Islamic Middle East. Princeton: Markus Wiener Publishers, 1999. p. 43-68.

JOBSON, Richard. The Golden Trade: or, A Discovery of the River Gambia. In: GAMBLE, David (org.); HAIR, Paul Edward Hedley (org.). The Discovery of River Gambia by Richard Jobson. Londres: The Hakluyt Society, 1999.

KA, Thierno. École de Pir Saniokhor: Histoire, Enseignement et Culture arabo-islamique au Sénégal du XVIIIe au XXe siècle. Dakar: Publié avec le concours de la Fondation Cadi Amar Fall à Pir, 2002.

KANE, Ousmane Oumar. Beyond Timbuktu: An Intellectual History of Muslim West Africa. Cambridge: Harvard University Press, 2016.

KLEIN, Martin. Social and economic factors in the Muslim Revolution in Senegambia. The Journal of African History, New York, v. 13, n. 3, p. 419-441, 1972.

KLEIN, Martin. Studying the History of Those Who Would Rather Forget: Oral History and the Experience of Slavery. History in Africa, New York, v. 16, p. 209-217, 1989.

LA COURBE, Michel. Premier Voyage du Sieur de La Courbe fait à la costa d’Afrique en 1685. Paris: Société de l’Historie des Colonies Françaises, 1913.

LAPIDUS, Ira. Islam in Sudanic Savannah and Forest West Africa. In: LAPIDUS, Ira. A History of Islamic Societies. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 588-606.

LOFKRANTZ, Jennifer; OJO, Olatunji. Slavery, Freedom, and Failed Ransom Negotiations in West Africa, 1730-1900. The Journal of African History, New York, v. 53, n. 1, p. 25-44, 2012.

LOVEJOY, Paul. Jihad in West Africa during the Age of Revolutions. Athens: Ohio University Press, 2016.

MEDEIROS, François de. L’Occident et l’Afrique (XIIIe et XVesiècle): images et representations. Paris: Editions Karthala, 1985.

MELLAFE, Rolando. La introduccion de la esclavitud negra en Chile: trafico y rutas. Santiago: Universidad de Chile, 1959.

MOTA, Thiago Henrique. Portugueses e Muçulmanos na Senegâmbia: história e representações do Islã na África (c.1570-1625). Curitiba: Editora Prismas, 2016a.

MOTA, Thiago Henrique. “Sobre o Alcorão e por Maomé”: Islã, produção intelectual e capital cultural na Senegâmbia (séculos XVI e XVII). In: REIS, Raissa Bréscia dos; RESENDE, Taciana Almeida Garrido de; MOTA,

Thiago Henrique. Estudos sobre África Ocidental: dinâmicas culturais, diálogos atlânticos. Curitiba: Editora Prismas, 2016b. p. 35-69.

MOTA, Thiago Henrique. Instrução islâmica na Senegâmbia e práticas de muçulmanos africanos em Portugal: uma abordagem atlântica (séculos XVI e XVII). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 30, n. 60, p. 35-54, 2017a.

MOTA, Thiago Henrique. Os pregadores do Alcorão de Mafoma e as missões europeias na Senegâmbia: desafios islâmicos ao proselitismo católico, século XVII. Revista África(s), Alagoinhas, v. 4, n. 8, p. 11-31, 2017b.

MOTA, Thiago Henrique. Múltiplos de papel e marfim: Islã, cultura escrita e comércio atlântico na Senegâmbia (séculos XVI e XVII). In: SANTOS, Vanicléia Silva; PAIVA, Eduardo França; GOMES, René Lommez. O comércio de marfim no Mundo Atlântico: circulação e produção (séculos XV a XIX). Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2017c. p. 68-95.

O ALCORÃO. Tradução de Mansour Challita. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, 1978.

PROCESO de beatificación y canonización de san Pedro Claver. Tradução Anna María Splendiani, Túlio Aristizábal. Bogotá: Centro Editorial Javeriano, 2002.

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil: A História do Levante dos Malês em 1835. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

RODET, Marie. Mémoires de l’esclavage dans la région de Kayes, histoire d’une disparition. Cahiers d’Études africaines, Paris, ano 50, n. 197, p. 263-291, 2010.

SAINT-LÔ, Alexis de. Relation du Voyage du Cap-Vert par le R. P. Alexis de S. Lô, Capucin. Paris: [s.n], 1637.

SANDOVAL, Alonso de. De Instauranda Aethiopum Salute – Natvraleza, Policia Sagrada i Profana, Costvmbres i Ritos, Disciplina I Catechismo Evangelico de todos Etiopes, Por el Pe. Alonso de Sandoval natvral de

Toledo, de la Compañia de Jesvs, Rector del Collegio de Cartagena de las Indias. Sevilha: Francisco de Lira Impressor, 1627.

SANNEH, Lamin. The Jakhanke: The History of an Islamic Clerical People of the Senegambia. London: International African Institute, 1979.

SANNEH, Lamin. Beyond Jihad: The Pacifist Tradition in West African Islam. New York: Oxford University Press, 2016.

SMITH, H. F. C. A neglected theme of West African History: the Islamic Revolutions of the 19th Century. Journal of the Historical Society of Nigeria, Ibadan, v. 02, n. 02, p. 169-185, 1961.

WALZ, Terence. The Paper Trade of Egypt and the Sudan in the Eighteenth and Nineteenth Centuries and its Re-export to the Bilād as-Sūdān. In: KRATLI, Graziano; LYDON, Ghislaine. The Trans-Saharan Book Trade: manuscript culture, Arabic literacy and intellectual history in Muslim Africa. Boston: Brill, 2011. p. 73-107.

WARE III, Rudolph. The Walking Qur’an: Islamic Education, Embodied Knowledge, and History in West Africa. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2014.

WINTERS, Clyde-Ahmad. Afro-American Muslims – from slavery to freedom. Islamic Studies, Paquistão, v. 17, n. 4, p. 187-205, 1978.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Mota, T. H. (2019). Significados da escravidão para africanos muçulmanos: ideias jurídicas e religiosas islâmicas no Mundo Atlântico (séculos XVI e XVII). Anos 90, 26, 1–18. https://doi.org/10.22456/1983-201X.87105

Edição

Seção

Artigos: Resistências africanas: novos problemas e debates