Feminismo vende? Apropriações de discursos democráticos pela publicidade em Claudia (1970-1989)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.90019

Palavras-chave:

Feminismos, Democracia, Publicidade, Revista Claudia, Estudos de Gênero.

Resumo

Este artigo propõe estabelecer relações entre publicidade, feminismos e democracia nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil, sem perder de vista o diálogo de tais temáticas com a contemporaneidade. Para tanto, foram consultados 168 números da Revista Claudia publicados entre 1970 e 1989, de onde se escolheram alguns anúncios publicitários. Foram analisados especificamente os anúncios que se apropriaram de motes, palavras de ordem e slogans democráticos e feministas, com o objetivo de tentar compreender de que formas as tensões entre movimentos sociais, luta por democracia e mercado transpareceram no periódico. A ideia da publicidade como espaço de informação e educação, e seu potencial como divulgadora de ideias feministas ou propagadora de estereótipos de gênero, também é abordada no artigo, que pensa sobre a produção de subjetividades na Revista Claudia no período analisado. O debate apresentado é historicizado utilizando principalmente teorias feministas, os estudos culturais e as noções de subjetivação / singularização.

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Biografia do Autor

Soraia Carolina de Mello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutoranda na Área de Concentração Estudos de Gênero no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

de Mello, S. C. (2019). Feminismo vende? Apropriações de discursos democráticos pela publicidade em Claudia (1970-1989). Anos 90, 26, 1–19. https://doi.org/10.22456/1983-201X.90019

Edição

Seção

Artigos: Lutas feministas e LGBTQ+ pela democracia no Brasil