Uma biblioteca entre a instrução e a memória: a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (1871-1922)

Autores

  • Cássia Daiane Macedo da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.137111

Palavras-chave:

biblioteca, política de memória, história do livro

Resumo

O artigo aborda a transformação dos sentidos dados à Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul: quando da sua criação, na década de 1870, e, depois, no início da década de 1920. Procura-se analisar o processo de monumentalização da biblioteca, repleto de usos políticos que guardavam estreita relação com o novo contexto republicano, compondo uma política de memória oficial. Para elaborar essa reflexão, trabalhou-se com as correspondências passivas da instituição entre os anos de 1872 e 1877 e artigo publicado no jornal A Federação

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Biografia do Autor

Cássia Daiane Macedo da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Possui licenciatura, bacharelado e mesrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura, história social da cultura, história dos intelectuais, imprensa e política.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silveira, C. D. M. da. (2024). Uma biblioteca entre a instrução e a memória: a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (1871-1922). Anos 90, 31, e2024306. https://doi.org/10.22456/1983-201X.137111

Edição

Seção

Tradições inventadas: intelectuais, identidades políticas e usos públicos do passado na América Latina (séculos XIX-XXI)