O Ceará e as novas temporalidades da cultura popular na década de 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.105278

Palavras-chave:

cultura popular, temporalidade, Anuário do Ceará

Resumo

Ao longo de várias décadas, diversos intelectuais brasileiros dedicaram-se aos estudos sobre as tradições populares. Durante muito tempo, os trabalhos desses intelectuais ajudaram a idealizar a produção popular, imobilizando-a numa temporalidade e espacialidade que a deixaram deslocada do mundo no qual estava inserida, sendo sempre associada à ideia de passado. No entanto, algumas mudanças ocorridas em meados do século XX modificaram os sentidos atribuídos à cultura popular, que passou a ser significada não apenas a partir da perspectiva da tradição, mas de outros elementos que a associaram a novas temporalidades. O objetivo deste artigo é refletir, a partir da análise de um conjunto documental, como jornais e documentos governamentais, sobre a historicidade dos sentidos atribuídos à cultura popular na década de 1970, ou seja, analisar como um objeto construído predominantemente na ideia de passado (de imobilidade e permanência) pôde se integrar a uma temporalidade moderna.

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Biografia do Autor

Ana Amélia Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É doutora em História Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando na com os seguintes temas: políticas culturais, cultura popular, patrimônio cultural, memória e museus. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo e pesquisa na área de Ensino de História.

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

de Oliveira, A. A. R. (2021). O Ceará e as novas temporalidades da cultura popular na década de 1970. Anos 90, 28, 1–15. https://doi.org/10.22456/1983-201X.105278

Edição

Seção

Artigos