As relações de poder entre o Monarca e o Papa e as competências institucionais nos processos dos Templários, na França, entre os anos de 1307 a 1312
Palavras-chave:
Baixa Idade Média. Templários. França. Igreja. Direito.Resumo
Muitos foram os confrontos entre as instituições Monarquia e Papado no período medieval. As mudanças ocorridas nestas instituições, a partir do século XII, trarão conseqüências para os períodos posteriores. Um dos resultados é o choque, ocorrido no final do século XIII e começo do século XIV, entre o rei francês Felipe IV, o Belo, e dois dos papas que foram contemporâneos a ele: Bonifácio VIII e Clemente V. No papado de Clemente V (1305-1314), algumas de suas ações e as insistentes tentativas do rei em assumir a condução dos processos dos Templários levaram a ter relações conflitivas de poderes entre eles. O objetivo central desta pesquisa é tratar sobre as relações de poder entre o rei Felipe, o Belo, e o papa Clemente V, conforme aparecem no Le Dossier de l’Affaire des Templiers, que abrange o período de 1307 a 1312 na França.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
GUIMARÃES, C. S. P. As relações de poder entre o Monarca e o Papa e as competências institucionais nos processos dos Templários, na França, entre os anos de 1307 a 1312. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9866. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.