Desafios da historiografia e do ensino de história

enfrentando o negacionismo e o empreendedorismo

Autores

Resumo

O presente artigo debate alguns desafios do ensino de História frente as atuais posições conservadoras e negacionistas de parte da sociedade brasileira. Nesse sentido, em um primeiro momento, o artigo abordará os debates historiográficos que colocaram em dúvida o caráter científico da história, a aproximaram da produção literária, ficcional e colocaram em pauta a possibilidade de diferentes interpretações sobre um acontecimento. Essa noção de múltiplas interpretações abriu espaço para que diferentes sujeitos, grupos ou movimentos construíssem narrativas ignorando procedimentos científicos e metodológicos empregados pela historiografia, adentrando no revisionismo e no negacionismo. Em um segundo momento será analisado o impacto do negacionismo e da concepção de empreendedorismo no ensino de história, na medida em que esse perde espaços dentro dos currículos escolares para outras disciplinas como “projetos de vida” e “empreendedorismo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Unidade Acadêmica de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). ORCID iD: 0000-0002-7261-7750. E-mail para contato: eduardorjk@yahoo.com.br

Lidiane Elizabete Friderichs, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pós-doutoranda na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vinculada ao Departamento de História e ao PPGHIST, com bolsa CNPq/FAPEMA. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC/UEMA). ORCID iD: 0000-0002-1568-456X. E-mail para contato: lidifriderichs@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

KNACK, E. R. J.; FRIDERICHS, L. E. Desafios da historiografia e do ensino de história: enfrentando o negacionismo e o empreendedorismo. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128519. Acesso em: 29 abr. 2025.