Práticas de ensino de história
diversidade e diferença entre as disputas de narrativas que circulam na escolas
Resumo
Neste texto nos debruçamos a pensar como tem se produzido as práticas de ensino de história na abordagem de temas incluindo as diferenças e as diversidades mediante as disputas por saberes e narrativas no tempo presente. Para isso, o objetivo visa compreender as práticas de ensino de história como espaço de produção do conhecimento e enunciador de identidades multiculturais, da diversidade e dos direitos humanos. Visando responder ao objetivo principal, a leitura discute inicialmente os conceitos de diversidade, diferença, e multiculturalismo. Em seguida, elucidam-se considerações sobre como as temáticas de grupos subalternizados começaram a ser consideradas entre os saberes escolares a partir de fontes e métodos. Por fim, problematizamos desafios e perspectivas do tempo presente que ameaçam essas discussões a partir de movimentos negacionistas e revisionistas. Ao final, se apresentam possibilidades de abordagens e práticas de ensino para com as diversidades visando promover uma consciência histórica em prol da democracia.
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