Práticas de ensino de história

diversidade e diferença entre as disputas de narrativas que circulam na escolas

Autores

Resumo

Neste texto nos debruçamos a pensar como tem se produzido as práticas de ensino de história na abordagem de temas incluindo as diferenças e as diversidades mediante as disputas por saberes e narrativas no tempo presente. Para isso, o objetivo visa compreender as práticas de ensino de história como espaço de produção do conhecimento e enunciador de identidades multiculturais, da diversidade e dos direitos humanos. Visando responder ao objetivo principal, a leitura discute inicialmente os conceitos de diversidade, diferença, e multiculturalismo. Em seguida, elucidam-se considerações sobre como as temáticas de grupos subalternizados começaram a ser consideradas entre os saberes escolares a partir de fontes e métodos. Por fim, problematizamos desafios e perspectivas do tempo presente que ameaçam essas discussões a partir de movimentos negacionistas e revisionistas. Ao final, se apresentam possibilidades de abordagens e práticas de ensino para com as diversidades visando promover uma consciência histórica em prol da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Ferreira Assis, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC/ UNEB). Bolsista Capes. Professora Assistente da área de Prática de ensino de História na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). ORCID iD: 0000-0002-7365-6823. E-mail para contato: cristinaferreiraassis@gmail.com.

Gilmário Brito, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Titular da Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC/UNEB) - Campus I. ORCID iD: 0000-0001-9349-1993. E-mail para contato: gilmariobrito@gmail.com.

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

ASSIS, C. F.; BRITO, G. Práticas de ensino de história: diversidade e diferença entre as disputas de narrativas que circulam na escolas. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128327. Acesso em: 29 abr. 2025.