As fontes históricas e os tempos de incertezas

em defesa do ensino de história na educação básica

Autores

Resumo

O artigo tem por objetivo problematizar a presença das fontes históricas no espaço escolar. Nesse sentido, investiga-se o atual cenário da educação brasileira com ênfase na relação entre os contextos escolares e a dimensão do currículo. Sendo assim, narra-se a experiência profissional de professor-historiador a partir do diário de campo com o objetivo de reafirmar a aula de história como espaço de encontro das diferenças, bem como a possibilidade de enfrentamento da uniformização curricular a partir das fontes históricas à medida que possibilitam a construção de espaços escolares com referência na negociação de diferentes pontos de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Santos Mattos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0888-8641. E-mail: renan.mattos@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

MATTOS, R. S. As fontes históricas e os tempos de incertezas: em defesa do ensino de história na educação básica. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128326. Acesso em: 23 jun. 2025.