A sedução negacionista na linguagem dos memes como problema para o ensino de história da ditadura militar

Autores

Resumo

Este artigo analisa memes com temas históricos que circulam nas redes digitais e ensejam os elementos estruturantes das narrativas negacionistas da ditadura militar, a fim de compreender de que maneira eles reverberam nos processos de aprendizagem histórica. Para isso, nos propomos a entender como o problema do negacionismo da ditadura se manifesta na linguagem dos memes, considerando o dilaceramento da possibilidade de construção da Literacia Histórica. Argumenta que a apropriação negacionista da história, potencializa as dificuldades de pensar o mundo historicamente, uma vez que, essas versões elaboram cortes, compreensões,
diminuições e condensações carentes de problematização, conflito e dissenso. Desse modo, o ensino de história deve ser pensado como uma ponte capaz de construir resistência aos apelos dessas narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenilde Alves de Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestre em Ensino de História PROFHISTÓRIA, pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Professora efetiva da Rede Estadual do Ceará, sendo lotada na EEMTI Simão Ângelo - Penaforte-CE. ORCID iD: 0000-0002-9647-2955. E-mail: rosenilde.profhistoriaurca@gmail.com

Sônia Meneses, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Realizou Pós-doutorado na Universidade de São Paulo-USP; Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora associada da Universidade Regional do Cariri-URCA, sendo atualmente coordenadora do Mestrado ProfHistória da mesma instituição. ORCID iD: 0000-0001-5099-0530. E-mail: sonia.meneses@urca.br

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

LIMA, R. A. de; SILVA, S. M. de M. A sedução negacionista na linguagem dos memes como problema para o ensino de história da ditadura militar. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128325. Acesso em: 23 jun. 2025.