Ensino de História e os desafios do tempo presente

apontamentos a partir de projetos de educação em direitos humanos

Autores

  • Alessandra Gasparotto Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Amanda Nunes Moreira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Carmen Beatriz Lübke Ücker Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Natiele Gonçalves Mesquita Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

O presente artigo trata de experiências voltadas para a educação em direitos humanos nas aulas de História. O conceito de direitos humanos suscita uma série de controvérsias e disputas de narrativas no tempo presente, o que faz com que a abordagem sobre direitos humanos na escola seja marcada por diversos desafios e atravessamentos. Diante disso, foram desenvolvidos projetos sobre o tema em três escolas públicas da cidade de Pelotas/RS, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID. Partindo dessas experiências, produzimos este texto, que está estruturado em três partes: inicialmente, tratamos de discussões sobre o conceito de direitos humanos, a educação em direitos humanos e a nossa proposta pedagógica. No segundo momento,  apresentamos algumas reflexões sobre o desenvolvimento do projeto em cada uma das escolas parceiras. E, por fim, algumas percepções sobre a abordagem dos direitos humanos nas aulas de História, a partir de nossas aprendizagens e dos desafios enfrentados neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Gasparotto, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora do Curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Laboratório de Ensino de História e coordenadora da área de História do PIBID-UFPel / 2018-2022. ORCID iD: E-mail para contato: sanagasparotto@gmail.com

Amanda Nunes Moreira , Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Ensino de História - Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional - PROFHISTÓRIA - núcleo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora das redes municipal e estadual de Pelotas/RS. Supervisora da área de História do PIBID-UFPel / 2018-2022. ORCID iD: . E-mail para contato: amanda.nunes.moreira@gmail.com

Carmen Beatriz Lübke Ücker, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). Supervisora da área de História do PIBID UFPel / 2018-2020. ORCID iD: . E-mail para contato: bia.lubke@gmail.com

Natiele Gonçalves Mesquita , Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora das redes municipal e estadual de Pelotas/RS. Supervisora da área de História do PIBID UFPel / 2018-2022. ORCID iD: . E-mail para contato: natielegmesquita@gmail.com

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

GASPAROTTO, A.; MOREIRA , A. N.; ÜCKER, C. B. L.; MESQUITA , N. G. Ensino de História e os desafios do tempo presente: apontamentos a partir de projetos de educação em direitos humanos. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128323. Acesso em: 23 jun. 2025.