Ensino de História e os desafios do tempo presente
apontamentos a partir de projetos de educação em direitos humanos
Resumo
O presente artigo trata de experiências voltadas para a educação em direitos humanos nas aulas de História. O conceito de direitos humanos suscita uma série de controvérsias e disputas de narrativas no tempo presente, o que faz com que a abordagem sobre direitos humanos na escola seja marcada por diversos desafios e atravessamentos. Diante disso, foram desenvolvidos projetos sobre o tema em três escolas públicas da cidade de Pelotas/RS, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID. Partindo dessas experiências, produzimos este texto, que está estruturado em três partes: inicialmente, tratamos de discussões sobre o conceito de direitos humanos, a educação em direitos humanos e a nossa proposta pedagógica. No segundo momento, apresentamos algumas reflexões sobre o desenvolvimento do projeto em cada uma das escolas parceiras. E, por fim, algumas percepções sobre a abordagem dos direitos humanos nas aulas de História, a partir de nossas aprendizagens e dos desafios enfrentados neste processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.